Cerveja combina com verão, com sol, com praia e com piscina. A witbier é um estilo perfeito para os meses mais quentes do ano. Elaborada com trigo, é leve, refrescante e conta com sabores cítricos e condimentados de frutas e especiarias, como laranja e coentro. Veja essa lista que preparamos com 8 witbiers que traduzem o estilo:
Hoegaarden Witbier
Facilmente encontrada à venda, esta é considerada a principal witbier no mundo. O rótulo marcou a retomada de produção do estilo e é tradicional: leve, refrescante, feita com casca de laranja e coentro. Combina com patês e terrines, aves, massas com molho de tomate e queijos como minas, brie e gruyère.
Celis White
Apesar de produzida nos Estados Unidos, é feita com a tradição belga das witbiers. A receita é a original criada pelo pai da Hoegaarden. Não é filtrada e tem um toque de frutas e ervas.
Whitehead Witbier
Clara e turva, esta cerveja gaúcha tem notas de cravo e frutas cítricas. É leve e refrescante como uma witbier deve ser, além de ser versátil, combinando com pratos leves e petiscos.
Bodebrown Blanche de Curitiba
Leve, refescante e aromática, esta witbier é um presente da Bodebrown aos anos da cidade onde fica localizada a cervejaria. Experimente com frutos do mar e massas de molhos leves.
Vedett Extra White
Com destaque para a laranja e para o limão, esta cerveja é levemente amarga, com final seco. Para que seu sabor se destaque, é refermentada na garrafa ou no barril por várias semanas. Experimente com peixes grelhados e sushis e sashimis.
St. Bernardus Wit
Produzida em parceria com o cervejeiro Pierre Celis, esta witbier belga é maturada de forma natural. Recebe uma segunda fermentação na garrafa, o que ajuda a realçar seu sabor.
Bierland Oceânica
Nesta cerveja produzida em Santa Catarina, destacam-se as notas cítricas e de especiarias, tais como coentro e gengibre. Leve e refrescante, combina perfeitamente com saladas e frutos do mar.
Seasons Blanchieta Witbier
Produzida em Porto Alegre e cujo nome homenageia o bairro em que está localizada a cervejaria – Anchieta –, consegue recriar todas as características de uma tradicional witbier. Feita com sementes de coentro e raspas de limão siciliano, é refrescante além da conta. Atualmente, só está disponível em barril. Segundo a sommelier Luísa Sartoretto, esta pode ser considerada a witbier do ano.
Quer saber mais sobre o estilo witbier. Veja aqui.