Com a exibição da novela Tieta no Vale a Pena Ver de Novo, na TV Globo, uma nova geração é apresentada para uma produção de 35 anos atrás. A trama, assinada por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, traz Joana Fomm no papel da vilã Perpétua.
Aos 85 anos, ela leva uma vida tranquila e vive no Leblon, no Rio de Janeiro, com o filho e também ator Gabriel Fomm. Em entrevista à Folha de S. Paulo, na última semana, a artista disse sentir falta da televisão.
— Sinto muita falta de trabalhar, muita, muita. Gosto muito de cinema, gostaria de fazer de novo — disse à Folha, também comentando que não teria mais energia para aguentar a rotina do teatro.
Sem emprego
Fomm coleciona vilãs marcantes na carreira. Além de Perpétua, viveu Lúcia Gouveia, em Corpo a Corpo, e Yolanda Pratini, em Dancin' Days.
Seu último trabalho foi uma participação no seriado Sob Pressão, em 2019. Em 2016, a artista pediu emprego no Facebook e conseguiu um papel em Malhação: Pro Dia Nascer Feliz.
Joana não teria acumulado patrimônio ao longo da carreira. A atriz disse que vive com um salário mínimo por mês. Os bens e o dinheiro são administrados pelo filho.
Ela foi demitida da Rede Globo duas vezes: em 1992 e em 2013. A última teria abalado Joana.
Ela não costuma sair muito de casa, e passa grande parte do dia na frente da televisão. Questionada sobre a tendência de lançar remakes de novelas antigas, Fomm disse ter "ciúmes".
— Não quero que mexam nas minhas coisas, quero que as coisas que fiz fiquem comigo.