TV

Histórias reais 
Notícia

Eliza Samudio, Isabella Nardoni e mais: confira sete filmes inspirados em crimes brasileiros

Documentário sobre o caso do assassinato da modelo estreia em setembro. Veja outros títulos do gênero true crime disponíveis em plataformas de streaming

Zero Hora

Enviar email
Netflix / Divulgação
Eliza Samudio foi assassinada em 2010.

A onda de filmes e séries baseados em crimes reais tem crescido no Brasil. O fascínio do público pelo gênero true crime — que começou com as produções norte-americanas — fez voltar às telas do país programas como o Linha Direta, da Globo, e impulsionou o surgimento de uma safra de novas produções inspiradas em crimes brasileiros, seja na linha de ficção ou em formato documental. 

O leque de opções do gênero já é enorme nos streamings brasileiros — e não para de aumentar. Nesta segunda-feira (9), foi divulgado que o caso de Eliza Samudio, assassinada pelo goleiro Bruno em 2010, ganhou um documentário. A Vítima Invisível: O Caso Eliza Samudio estreia em setembro na Netflix. 

Além desse, outros títulos de casos famosos de crimes brasileiros estão disponíveis nas plataformas. É o caso de Isabella: O Caso Nardoni e Última Parada 174. 

A Zero Hora organizou uma lista com os principais filmes do gênero:

A Vítima Invisível: O Caso Eliza Samudio 

O caso do assassinato da modelo Eliza Samudio pelo goleiro Bruno abalou o país em 2010. Em 2024, o lançamento do novo filme documental dá voz ao lado não relatado, o da vítima. Por meio de vídeos gravados e de conversas com os amigos, vemos a reconstituição dos dias que antecederam o desaparecimento dela. 

Longa é dirigido por Juliana Antunes e roteirizado por Carol Pires e Caroline Margoni. Estreia em 26 de setembro.

Isabella: O Caso Nardoni

A primeira produção sobre o assassinato da menina Isabella Nardoni está disponível na Netflix. Em formato documental, o longa-metragem tem como diretores o cineasta Micael Langer e o documentarista e humorista Cláudio Manoel (ex-Casseta & Planeta). 

O documentário remonta o crime ocorrido em 2008, quando a menina de cinco anos foi atirada pela janela do apartamento em que viviam seu pai, Alexandre Nardoni, e sua madrasta, Anna Carolina Jatobá. Entre as pessoas ouvidas estão Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella.

A Menina que Matou os Pais / O Menino que Matou meus Pais / A Menina Que Matou os Pais: A Confissão 

O assassinato do casal Manfred e Marísia von Richthofen pelas mãos da própria filha, Suzane von Richthofen, foi abordado em três filmes ficcionais que estão disponíveis no Amazon Prime Video. A Menina que Matou os Pais, O Menino que Matou Meus Pais e A Menina Que Matou os Pais: A Confissão recontam o crime que chocou o país em 2002 por diferentes pontos de vista.

A primeira versão é baseada nos depoimentos dos irmãos Cravinho, que atribuem a Suzane o planejamento do assassinato de seus pais; o segundo, baseado na versão defendida por Suzane, traz os irmãos como as mentes por trás do crime do qual ela afirma ter sido obrigada a participar; e o terceiro, na visão da polícia, a delegada responsável pelo caso busca a verdade. Todos os títulos estão disponíveis na Amazon Prime.   

Tim Lopes: Histórias de Arcanjo

O documentário Tim Lopes: Histórias de Arcanjo aborda o assassinato do repórter investigativo Tim Lopes, morto em 2002 pelo traficante Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, que estava sendo investigado por ele. 

O longa-metragem está disponível no Globoplay e é dirigido por Guilherme Azevedo e roteirizado por Bruno Quintella, jornalista e filho de Tim Lopes. 

Também é de Bruno a direção e o roteiro da série documental Onde Está Tim Lopes?, que narra a trajetória profissional do repórter a partir da perspectiva de suas principais reportagens, demarcando como ele segue presente mesmo depois de vinte anos. A produção também está disponível no Globoplay.

Cadê o Amarildo?

Lançado em 2023, o documentário aborda o desaparecimento do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, caso que segue sem solução mesmo após 10 anos. Detido por policiais militares na porta da sua casa, na favela carioca da Rocinha, e levado para a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da região, Amarildo nunca mais foi visto. 

Cadê o Amarildo?, que está disponível no Globoplay, mergulha nos detalhes do julgamento dos policiais militares envolvidos no caso e ouve depoimentos inéditos de testemunhas para tentar recontar o que ocorreu na noite em que Amarildo foi visto pela última vez.

Vale dos Isolados: O Assassinato de Bruno e Dom

Também disponível no Globoplay, Vale dos Isolados: O Assassinato de Bruno e Dom esmiúça a escalada de violência protagonizada por organizações criminosas na região da Terra Indígena do Vale do Javari, no Amazonas, que culminou nas mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips no dia 5 de junho de 2022. 

A produção mostra os últimos passos dos dois, as investigações em torno do caso, que ganhou repercussão internacional, e o trabalho que eles desenvolveram junto aos povos originários do Javari.

Última Parada 174

Uma das produções mais clássicas — e pioneiras — do gênero true crime no Brasil, o filme Última Parada 174 é inspirado no sequestro do ônibus da linha 174, crime que manteve passageiros reféns por quase cinco horas e terminou de forma trágica. 

O responsável pelo sequestro foi Sandro do Nascimento, jovem sobrevivente da chacina da Candelária que tem sua origem abordada no filme. O longa está disponível no Globoplay e para aluguel no Prime Video.  


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
  • Mais sobre:
RBS BRAND STUDIO