Sonia Zagury, 89 anos, mudou-se para o Retiro dos Artistas, uma instituição de longa permanência para profissionais da área, situada no Rio de Janeiro. Atriz de novelas como Terra Nostra, Explode Coração e Escrito na Estrelas, ela explicou a decisão em uma entrevista ao jornal O Globo, publicada na segunda-feira (5).
A artista mencionou desafios e riscos cotidianos, como uma queda no banheiro do apartamento onde vivia sozinha, e destacou que o retiro oferece um ambiente de apoio, onde é possível receber cuidados médicos e participar de atividades culturais e recreativas.
— As pessoas começaram a achar que eu não podia mais ficar sozinha. No início, eu rejeitei a ideia, não queria sair da minha casa. Mas agora estou dando graças a Deus de estar aqui, porque realmente a gente se sente mais amparada — explicou Sonia.
Vivendo na nova casa desde 1º de julho, ela comentou ainda que buscava uma melhor qualidade de vida e a companhia de colegas de profissão.
— Acho que eu tomei a decisão certa. Minha escolha foi aprovada por todo mundo. Todos estão felizes porque eu estou contente e porque posso realizar algumas coisas que não realizava quando estava fechada em casa. Morava em um ponto excelente, mas não estava saindo. Não aproveitava o local — relatou a artista.
Sonia contou também que, como consequência da pandemia, ela acabou se isolando do convívio social.
— Depois da pandemia, eu me fechei e as pessoas estavam percebendo que eu estava perdendo toda aquela alegria que costumava ter antigamente. Estava muito sozinha, perdi o hábito de conversar. Aqui sempre tem gente. Quanto mais gente melhor — concluiu.
A veterana se matriculou em um curso de dublagem oferecido para os moradores da instituição. Ela disse que a atividade renovou o seu ânimo e ela se mantém disponível para convites de trabalho.
Carreira
Entre os papéis mais conhecidos de Sonia estão Marlene, de Explode Coração (1996), novela de Gloria Perez, e Antônia, a cozinheira fofoqueira de Terra Nostra (2000), de Benedito Ruy Barbosa.
Além da carreira televisiva, a atriz também brilhou nos palcos do teatro e nas telas do cinema, atuando em filmes como Doidas e Santas (2016) e Um Tio Quase Perfeito (2017), no qual interpretou Elsa.