Alice Braga criticou o atual modelo do mercado, que aumentou a contratação de influenciadores digitais para atuar em filmes, séries e novelas. A fala da atriz no podcast Mamilos voltou a repercutir nas redes sociais e recebeu endosso de alguns profissionais do ramo.
— Você tira a possibilidade de atores incríveis serem descobertos porque eles não têm seguidores. O nível de ansiedade absolutamente desnecessário em uma profissão que basicamente é a exposição, que é o se jogar, viver o presente, que é a alma e a verdade — afirmou.
Atualmente em Matéria Escura (2024), série disponível na Apple TV+, Alice disse se revoltar com a ideia de que atores precisam performar em vídeos do Instagram para ganhar seguidores e, assim, serem chamados para testes.
— É de uma brutalidade com a profissão do ator, de uma agressividade com o que é ser ator, com o indivíduo, com a pessoa que escolheu essa profissão, muito grande. Eu fico revoltada.
Apoio
A atriz Malu Galli, que atualmente está no ar na TV Globo na reprise de Cheias de Charme, compartilhou um trecho da entrevista nas redes sociais na última quinta-feira (22) e também refletiu sobre o modelo de mercado audiovisual.
"Faço minhas as palavras de Alice Braga. Desde quando concordamos que os atores têm que ser empreendedores, aceleradores e promotores de si mesmos, criando um conteúdo consumível para o grande público em suas redes e dedicando um tempo incontável, ou terceirizando este trabalho para uma equipe (quando se tem dinheiro para isso) para conseguir trabalho?", questionou.
A publicação soma mais de 240 comentários. Atrizes como Maria Padilha, Elizabeth Savala e Tainá Müller concordaram com a colega.