A segunda temporada de House of the Dragon, que tem episódios lançados semanalmente na plataforma Max e no canal HBO, trouxe à tona novos personagens que se juntarão à guerra entre os meios-irmãos Rhaenyra, do lado preto, e Aegon II, do lado verde. O ferreiro Hugh Hammer — ou Hugh Martelo — é um deles, e terá um papel importante na Dança dos Dragões, como essa disputa pelo trono de ferro é chamada.
Interpretado pelo ator inglês Kieran Bew, Hammer aparece logo no primeiro episódio da nova temporada. Ele comparece à corte, onde pede um adiantamento financeiro ao Rei Aegon II para custear a fabricação de novas armas e proteger Porto Real da guerra que deve chegar em breve na região.
Já o segundo episódio mostra Hugh indo até uma humilde casa, onde uma mulher cuida de uma menina doente. Até então, não ficou claro se há parentesco entre eles. A cena focou na falta de comida e na pobreza na residência, cenário que também atinge grande parte das famílias não nobres de Westeros.
Sementes de Dragão
A chegada de Hammer à trama tem relação com o período da Semeadura. Conforme o livro Fogo & Sangue, de George R. R. Martin, que dá origem à série, esse é o momento em que o príncipe Jacaerys Velaryon, filho de Rhaenyra, convoca os cavaleiros de dragão para a batalha contra os verdes. Isso porque ele percebe que o lado da mãe conflito tem muitos dragões e poucos montadores.
Jacaerys, então, promete títulos de nobreza aos filhos bastardos dos cavaleiros de dragões, sejam eles das famílias Targaryen ou Velaryon, que conseguirem domar uma dessas criaturas antigas e poderosas. Esses bastardos são chamados de Sementes de Dragão - e a habilidade de montaria de alguns deles se torna crucial para os times verde e preto durante a guerra.
Ainda não está confirmado que a série irá manter a história original em sua totalidade.
Sangue valiriano
Acontece que muitos dos bastardos que se apresentaram acabaram mortos ou gravemente feridos. Contudo, Hugh foi bem-sucedido durante a Semeadura ao conseguir domar o Vermithor. Anteriormente, a criatura era montada pelo Rei Jaehaerys I Targaryen, que antecedeu Viserys, pai dos irmãos que se enfrentam pelo trono de ferro.
Vermithor é um dos maiores dragões da história, atrás apenas de Vhagar, pertencente a Aemond. A origem de Hammer, no entanto, não ficou clara no livro Fogo & Sangue. Dessa forma, não se sabe de quem ele o herdou sangue valiriano, que o permite montar em um dragão.
O destino do personagem
Ainda de acordo com a obra de George R. R. Martin, Hugh Hammer luta as primeiras batalhas para proteger os interesses de Rhaenyra Targaryen. Porém, logo após receber o título de cavaleiro e, depois, de lorde, a ambição de Hammer aumenta e ele almeja se tornar rei de Westeros.
Hammer ganha apoio de um grupo de soldados que acreditava em uma profecia que falava de um novo rei surgindo assim que um martelo caísse sobre um dragão — arma preferida do personagem, que contribuiu para que a teoria fosse ligada a ele, além de seu dragão que já havia sido de um antigo rei.
No conflito, conhecido como a Primeira Batalha de Tumbleton, ele trai Rhaenyra e deserta para o time dos verdes. Posteriormente, é morto por Sor Jon Roxton.