A Academia da Televisão americana anuncia nesta quarta-feira (17) a lista de indicados ao Emmy 2024. A notícia, no entanto, está gerando confusão nos internautas, uma vez que a cerimônia anual ocorreu em janeiro.
O que acontece, na verdade, é que o Emmy 2023 teve de ser adiado devido às greves dos sindicatos dos roteiristas e atores de Hollywood, que iniciaram entre os meses de junho e julho do ano passado. A premiação, que estava prevista para ocorrer em setembro, quando é realizada tradicionalmente, precisou ser remarcada para janeiro deste ano — gerando um atraso no calendário da cerimônia.
Portanto, apesar das indicações do Emmy 2023 terem sido anunciadas como planejado, em 12 de julho do ano passado, dois dias antes da declaração oficial da greve dos atores, o evento acabou sendo adiado para janeiro de 2024. Com o fim da paralisação, em novembro, o calendário da premiação foi regularizado. Porém, 2024 permaneceu com duas cerimônias na agenda.
A realização de duas cerimônias em um único ano é algo inédito na história da premiação. Em 2001, quando houve o ataque terrorista de 11 de setembro, o Emmy chegou a ser adiado, mas somente para novembro do mesmo ano.
As indicações anunciadas nesta quarta contemplam séries exibidas entre 1º de junho de 2023 e 31 de maio de 2024. O evento de anúncio será realizado no histórico El Capitan Theatre, em Hollywood (EUA), e pode ser assistido pelo site oficial da premiação ou pelo canal da Academia no YouTube, a partir do meio-dia.
A cerimônia do Emmy 2024 ocorre no dia 15 de setembro, às 21h, no horário de Brasília.