Foi anunciada, nesae domingo (7), a oficialização da compra dos estúdios da Paramount Global pela companhia de entretenimento Skydance Media. Sob liderança de David Ellison, a empresa encerrou a negociação de sete meses com um acordo bilionário.
Na declaração divulgada pelo site Deadline, a produtora disse querer "reposicionar a Paramount para melhorar a lucratividade, promover estabilidade e independência para os criadores e permitir mais investimentos em plataformas digitais de crescimento".
Ainda conforme informações do portal norte-americano, o investimento do Skydance Investor Group — composto pela família Ellison e o fundo RedBird Capital Partnters — para a concretização da compra da Paramount foi de U$ 8 bilhões. O acordo elege Ellison como o novo chefe da Paramount e Jeff Schell como presidente de operações da empresa.
A transação inclui uma aplicação de U$ 2,4 bilhões em dinheiro e U$ 4,5 bilhões em ações, além de uma injeção de U$ 1,5 bilhão no balanço da Paramout para a aquisição do conglomerado de mídia e entretenimento National Amusements.
Sobre o negócio, Shari Goldstone, empresária que dirigiu a Paramount desde a morte de seu pai, Sumner Redstone, em 2020, comentou: "Meu pai acreditava que 'conteúdo era rei' e sempre se comprometeu a entregar conteúdo de qualidade para audiências globais. Esperamos que essa transação com a Skydance fortaleça o futuro da Paramount".
Com a fusão das empresas prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2025, o acordo ainda permite que a Paramount busque ofertas concorrentes por um período de 45 dias antes da conclusão do negócio.
Com a compra da Paramount, a Skydance torna-se proprietária da plataforma de streaming Paramount+ e dos canais CBS, Nickelodeon, MTV, BET e Comedy Central.