Tom Bombadil, personagem querido do universo literário de O Senhor dos Anéis mas que nunca foi levado às telas nas adaptações da trama para o cinema, foi confirmado na segunda temporada da série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (2022-). O ser místico será interpretado por Rory Kinnear.
Descrito pelo autor J.R.R. Tolkien como "mais velho que o velho", o personagem é um dos mais excêntricos da obra. Sua primeira aparição ocorre ainda em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, quando ele ajuda a resgatar os hobbits do perigo com sua presença etérea e roupas coloridas.
Na saga, Bombadil é apresentado como uma entidade benevolente, que começou a vida na época em que toda a vida começou. Assim, sua presença na série, que se passa há milhares de anos antes dos eventos de O Senhor dos Anéis, se justifica.
Em entrevista à Vanity Fair, o showrunner da série original do Amazon Prime Video, J.D. Payne, explicou o motivo pelo qual acredita que o personagem não tenha sido utilizado na premiada trilogia de Peter Jackson.
— Há uma razão pela qual ele não apareceu nas adaptações anteriores, porque, de certa forma, ele é um personagem antidramático — inicia. — Ele não é um personagem que tenha uma agenda particularmente forte. Ele observa o drama, mas em grande parte não participa dele.
O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder estreou ainda em 2022 e sua continuação está em produção desde então. A previsão de lançamento para a nova leva de episódios está marcada para 29 de agosto. A terceira temporada já está em início de produção.