Mais um personagem foi apresentado ao público do remake da novela Renascer, da Globo, na quarta-feira (21). Trata-se de Tião, que recebe o apelido de Tião Galinha, um catador de caranguejo que se tornou um personagem emblemático na primeira versão do folhetim.
Em 1993, Tião foi interpretado por Osmar Prado. Em 2024, quem assume o papel do personagem é o ator Irandhir Santos. Ele é acompanhado pela atriz Alice Carvalho, que viverá Joana, mulher do personagem interpretada por Teresa Seiblitz na primeira versão.
Na trama, Tião é um homem ingênuo e muito sonhador, que expressa o desejo de tirar a família da miséria. O apelido de Tião Galinha vem pelo fato de ele andar com uma galinha embaixo dos braços, na intenção de protegê-la.
O personagem e a família são acolhidos na fazenda de Coronel Egídio, vivido por Vladimir Brichta. Ele, porém, enfrentará o desafio de ser explorado no local.
Quem também passará por muitos obstáculos é Joana. A personagem, apesar de ser apaixonada pelo marido, sofre com os devaneios de Tião nos sonhos de enriquecer a família. Além disso, ela ainda precisará enfrentar situações de assédio de Egídio.
Diabinho na garrafa
Um dos pontos que mais marcou a novela original foi a lenda do diabo na garrafa. Tião ouve uma história de que é possível criar um capetinha em uma garrafa de vidro e, assim, ter sorte e riqueza. Ele sonha em dar uma vida de conforto a Joana e acaba indo atrás de quem explique a ele como fazer isso.
José Inocêncio, papel de Antonio Fagundes na trama original e de Marcos Palmeira atualmente, acaba dando instruções ao humilde trabalhador. Ele acredita e segue à risca os passos para criar o cramunhão, tornando-se obcecado pela ideia.