O ator Matthew Perry, o eterno Chandler Bing de Friends, morreu aos 54 anos. A informação foi divulgada pelo TMZ e pelo Los Angeles Times e confirmada por representantes à rede NBC na noite deste sábado (28).
Conforme fontes dos três portais, o artista foi encontrado morto em uma banheira de hidromassagem em sua casa, em Los Angeles. Inicialmente tratado como afogamento, o caso é investigado pelas autoridades e a causa da morte ainda não foi confirmada.
De acordo com a reportagem do TMZ, socorristas teriam atendido a um chamado na residência do ator devido a uma parada cardíaca. Testemunhas relataram ao portal que não havia drogas nem indícios de crime perto da banheira.
Eterno Chandler Bing
Nascido em Williamstown, Massachusetts, em 19 de agosto de 1969, Perry foi criado em Ottawa, no Canadá, onde cursou o ensino fundamental com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau. Na adolescência, ele se mudou para Los Angeles, onde começou sua carreira na TV.
Conhecido como alguém grande senso de humor, ele teve sua primeira grande chance em 1994, com Friends, exibida pela rede NBC até 2004. Como Chandler Bing, ele foi indicado ao Emmy de melhor ator coadjuvante em 2002 e atuou por 10 temporadas ao lado de Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc e David Schwimmer.
"Eu tinha 24 anos quando entrei no programa", disse ele no livro Friends… 'Til the End, de 2004 . "No começo você tem a onda de 'Sou famoso e é exatamente isso que quis durante toda a minha vida'. Mas então você passa por todo o estágio de reclusão em que pensa: 'Gostaria que todo mundo parasse de olhar para mim'. E então você eventualmente, esperançosamente, superará tudo isso. Você encontra coisas em sua vida que são fundamentais, como sua família e bons amigos", acrescentou.
O Warner Bros. Television Group, que produziu Friends, emitiu um comunicado lamentando a morte do ator. "Estamos arrasados com o falecimento de nosso querido amigo Matthew Perry. Ele era um ator incrivelmente talentoso e uma parte indelével da família Warner Bros. Television Group. O impacto do seu gênio cômico foi sentido em todo o mundo, e seu legado viverá no coração de muitas pessoas. Este é um dia de partir o coração e enviamos nosso amor à sua família, aos seus entes queridos e a todos os seus fãs devotos", diz a nota.
Perry também atuou em Go On, Growing Pains, Studio 60 on the Sunset strip, Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon e Meu Vizinho Mafioso, entre outros títulos. O último trabalho dele foi em 2017, interpretando o papel de Ted Kennedy na minissérie The Kennedys After Camelot.
Já em 2021, ele participou do especial de reencontro de Friends, que gerou expectativas e comoveu os fãs da série. No ano passado, lançou a autobiografia Friends, Lovers and the Big Terrible Thing.
Entre altos e baixos
Enquanto gravava Friends, Perry lutava contra o abuso de álcool e Vicodin, analgésico prescrito após um acidente de jet ski em 1997. Na sua autobiografia, o ator narrou os detalhes dos problemas que teve com dependência química nesse período.
Em 2016, ele já havia admitido que não lembrava de ter filmado algumas temporadas de Friends por estar sobre efeito de drogas. Ele também contou que foi para a reabilitação pelo menos 15 vezes ao longo desses anos.
— Houve anos em que fiquei sóbrio durante esse tempo. A nona temporada foi o ano em que fiquei sóbrio o tempo todo. E adivinha em qual temporada fui indicado para melhor ator? Eu fiquei tipo, "Isso deve me dizer alguma coisa" — comentou em entrevista à revista People no ano passado.
Na mesma entrevista, ele disse que tentava esconder o vício, mas as mudanças em sua aparência eram perceptíveis. Segundo ele, os colegas de Friends "foram compreensivos e pacientes".