O ator Matthew Perry, que interpretou Chandler Bing em Friends, revelou que quase morreu em 2018, quando foi internado para tratar uma perfuração gastrointestinal causada pelo uso de opioides. Há anos, o ator compartilha com os fãs os desafios da luta contra o vício em drogas. Em entrevista à revista People, o ator de 53 anos contou que ficou em coma por duas semanas:
— Os médicos disseram que eu tinha 2% de chance de sobreviver. Eu fui colocado em uma coisa que se chama máquina de ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), que faz sua respiração pelo seu coração e pulmões. Ninguém sobrevive a isso — afirmou.
Ele contou que passou cinco meses no hospital e teve de usar uma bolsa de colostomia por nove meses. Desde então, ele já passou por 14 cirurgias no estômago.
O ator disse que só queria contar a sua história quando estivesse bem fisicamente para relatar tudo que enfrentou. Em 1º de novembro, ele irá lançar o livro Lovers and the Big Terrible Thing nos Estados Unidos.
— Eu tive de esperar até estar bem sóbrio, longe da doença ativa do alcoolismo e do vício, para escrever tudo. E o principal era que eu tinha certeza de que isso ajudaria as pessoas — adiantou.
Uso de drogas em Friends
Matthew Perry também contou como foi sua luta contra as drogas durante as gravações da série Friends. Ele foi escalado para o programa quando tinha 24 anos e, segundo ele, o seu vício em álcool estava apenas começando na época.
— Eu conseguia lidar com isso, mais ou menos. Mas, quando eu tinha 34 anos, eu estava realmente entrincheirado em muitos problemas — admitiu. — Houve anos em que fiquei sóbrio durante esse tempo. A nona temporada foi o ano em que fiquei sóbrio o tempo todo. E adivinha em qual temporada fui indicado para melhor ator? Eu fiquei tipo, "Isso deve me dizer alguma coisa".
A certa altura da série, o ator disse que tomava centenas de comprimidos.
— Eu não sabia como parar — confessou ele. — Se a polícia chegasse na minha casa e dissesse: "Se você beber hoje à noite, vamos levá-lo para a cadeia", eu começaria a fazer as malas. (Eu) não conseguia parar porque a doença e o vício são progressivos. Fica cada vez pior à medida que (você) envelhece.
Perry disse que tentava esconder o vício, mas as mudanças em sua aparência eram perceptíveis. Segundo ele, os colegas de elenco "foram compreensivos e pacientes". Ele contou que foi para a reabilitação pelo menos 15 vezes ao longo desses anos.
Agora, o ator diz que tudo ficou no passado. Ele tenta manter uma vida saudável, com idas frequentes à academia.