A influenciadora e atriz Kéfera Buchmann esteve no centro de um dos episódios mais lembrados da TV brasileira há cinco anos: a polêmica do "mansplaining" e "manterrupting", no programa Encontro, da TV Globo. Em um vídeo publicado em seu canal no YouTube nessa quinta-feira (5), ela relembrou o momento que viralizou na web e declarou que "passou vergonha em rede nacional".
Kéfera esteve no Encontro em 2018, quando ainda era apresentado por Fátima Bernardes, e se envolveu em uma discussão com um rapaz que estava na plateia. Na atração, o jovem contava sobre uma situação que havia presenciado com uma mulher, quando a influenciadora o interrompe e dispara: "Isso que você está fazendo é mansplaining", termo utilizado quando um homem explica algo que é óbvio e desnecessário para aquela mulher. Em seguida, o jovem tenta se justificar e ela afirma que o que ele estava fazendo seria "manterrupting", quando um homem interrompe a fala de uma mulher.
— O vídeo aconteceu em 2018, a gente está em 2023, faz cinco anos e ainda tem gente que lembra desse vídeo — disse a influenciadora. — Em 2018, foi a época que eu era mais da militância. Me arrependo? Não. Acho que foi uma fase super importante e de vários aprendizados.
O episódio se popularizou nas redes sociais e Kéfera acabou sendo alvo de críticas na época. No vídeo publicado no YouTube nesta semana, ela conclui que os termos não se aplicavam para o momento.
— Não acho que ele fez "mansplaining", ele não estava explicando o que era o feminismo, só foi confuso o que ele falou — afirmou. — Na verdade, foi um grande delírio, um surto o que ele falou. Ambas as expressões, "mansplaining" e "manterrupting", existem, mas nesse momento foi um grande equívoco porque não aconteceu de fato isso.
Considerada uma das primeiras youtubers de sucesso do Brasil, Kéfera reativou seu canal no YouTube recentemente, três anos após anunciar o fim da produção de conteúdo para se dedicar à carreira de atriz.