O público se despediu nesta sexta-feira (11) de Vai na Fé, novela de Rosane Svartman, exibida pela TV Globo. O último capítulo da trama foi cheio de emoções e rendeu uma série de reações nas redes sociais, tornando-se um dos assuntos mais comentados do Brasil. Através da hashtag #VaiNaFe, que chegou ao topo dos trending topics do X (antigo Twitter), o público exaltou o desfecho dos personagens.
Internautas comemoraram o sucesso de Sol (Sheron Menezes). Após muitas lutas e quentinhas vendidas, a cantora alcançou o tão sonhado reconhecimento na música. Além disso, depois de 20 anos separados, Sol e Ben (Samuel de Assis) puderam celebrar o amor, com um casamento tido como memorável pela audiência.
O desfecho de Theo (Emilio Dantas) também foi bastante elogiado. Diante das denúncias de abuso sexual e violência, o vilão terminou a novela preso. Além das consequências ao personagem, o público exaltou a performance de Emilio Dantas, considerada por muitos como uma das melhores do ator.
Os fãs de Vai na Fé ainda celebraram os outros finais felizes que o enredo proporcionou, como a reconciliação e o romance de Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman), a união de Lui (José Loreto) e Lumiar (Carolina Dieckmann), de Vitinho (Luis Lobianco) e Anthony Verão (Orlando Caldeira) e de Jenifer (Bella Campos) e Hugo (MC Cabelinho). Guiga (Mel Maia) deu a luz à Dora, sua filha com Yuri (Jean Paulo Campos). A cena do nascimento provocou muitas risadas, com o desmaio do estudante no centro cirúrgico.
Vai na Fé se consolidou como um dos maiores sucessos da TV Globo. Conforme a Folha de S. Paulo, a trama bateu recordes de faturamento entre as novelas do horário das 19h, ultrapassando Cheias de Charme (2012), que até então ocupava o pódio em publicidades.
Ao longo de 179 capítulos, o folhetim se destacou pelo protagonismo negro e pelos diversos temas que atravessaram a vida dos personagens. A novela trouxe temas como violência sexual, racismo, diversidade religiosa e relações homoafetivas, levando ao público reflexões para além do entretenimento.