— Zé, nós nunca vamos sair desse fim de mundo? — pergunta Durval ao irmão mais velho, enquanto mira o horizonte da pequena Astorga, no interior do Paraná.
— Vamos sim, Durval. De algum jeito — responde José. — A gente ainda vai conhecer muito lugar — garante.
O diálogo profético dos garotos José e Durval, que anos depois seriam conhecidos por todo o Brasil como Chitãozinho & Xororó, ilustra bem o que se vê nos três primeiros episódios da série As Aventuras de José & Durval, disponíveis no Globoplay a partir desta sexta-feira (18). Antes de abordar a fama conquistada pela dupla ao longo de 50 anos de carreira, a produção busca humanizar os ídolos retratando a infância simples dos dois na década de 1960, marcada por dificuldades financeiras tão grandes quanto o sonho de superá-las através da música.
Nesta primeira fase, José, o Chitãozinho, é interpretado por Pedro Tirolli. Já Durval, o Xororó, ganha vida com o pequeno Pedro Lucas. Os dois garotos já cantavam música sertaneja, mas fazem suas estreias na atuação em As Aventuras de José & Durval. Em cena, eles soltam a voz para interpretar momentos emblemáticos na trajetória dos ídolos sertanejos: quando eles mostraram aos pais que sabiam cantar (com um "Galopeeeeeeeeeeira" que surpreendeu Araci e Mário, interpretados por Andréia Horta e Marco Ricca); quando realizaram o primeiro show na quermesse da paróquia; quando foram batizados de Chitãozinho & Xororó pelo primeiro empresário ou quando saíram de casa para a primeira caravana musical.
Na série, a caravana é mostrada como a aventura número um de José e Durval longe da pequena Astorga e dos olhares dos pais. Foi ali, pegando a estrada ao lado de artistas dos mais diversos gêneros, que os garotos tiveram o primeiro contato com o rock'n'roll, ritmo que acabou por influenciar o estilo deles de tocar o sertanejo. O encantamento dos garotos com cada nova descoberta pelo caminho é representado na trilha sonora da série. As cenas iniciais, ambientadas ainda no rancho simples em Astorga, são embaladas por clássicos da música caipira. Conforme os irmãos vão desbravando o mundo, hits de artistas como Raul Seixas e o grupo Secos & Molhados começam a ser ouvidos.
Entretanto, nem tudo que o público assiste é exatamente igual ao vivido pelos verdadeiros José e Durval. Isso porque a série é uma obra de ficção, apesar da inspiração biográfica em Chitãozinho & Xororó. É o que explica o diretor-geral da produção, Hugo Prata — que também assina a direção de Elis, filme sobre a gaúcha Elis Regina.
— Tínhamos o compromisso de ilustrar a luta, a inquietação, a ambição e a qualidade musical deles, com um enredo divertido. Sem trair a essência da dupla, fomos criando enredos que cruzavam com a trajetória deles e eram leais aos seus valores e às suas canções — afirma. — O que o público vai ver na tela aconteceu, mas não necessariamente no exato dia ou local em que aconteceu. Alguns personagens misturam duas ou três pessoas que passaram pela vida dos artistas, ou às vezes são inspirados em alguém que cruzou a trajetória deles — detalha.
Nos cinco episódios seguintes de As Aventuras de José & Durval, Pedro Tirolli e Pedro Lucas se despedem dos espectadores para dar lugar às versões adultas dos sertanejos. Nesta segunda fase da série, Chitãozinho e Xororó são interpretados pelos também irmãos Rodrigo e Felipe Simas. Os dois já haviam trabalhado juntos na novela Salve-se Quem Puder, mas nunca de forma tão intensa como agora.
— Pela primeira vez conseguimos nos reconhecer e vivenciar a arte do outro em ação — celebra Rodrigo Simas. — Representa muito o fato de sermos irmãos, é algo muito significativo em nossas vidas pessoal e profissional. Quando entramos na sala de preparação, já chegamos com 50% estabelecido. Nossa relação, tudo o que vivemos desde pequenos, não deixa de ter nos ajudado para a série.
— O legal é que conhecíamos o Chitãozinho e o Xororó, mas desconhecíamos o José e o Durval. Assim como a maioria do público, que agora começa a reconhecer Chitãozinho e Xororó como José e Durval — completa Felipe.
Cabe aos irmãos Simas guiar o público pelas dores e delícias que marcaram a juventude de Chitãozinho & Xororó, retratando desde as dificuldades dos primeiros shows em bares e casas noturnas até o estouro da dupla nos anos 1980 e 1990, quando conquistaram de vez o Brasil com hits como Evidências. Os episódios estrelados por eles serão disponibilizados semanalmente no Globoplay, até 22 de setembro, desvendando todas as aventuras dos irmãos José e Durval.