O programa No Limite 2023, realizado na Amazônia, chegou ao fim nesta quinta-feira (17) à noite e sagrou o paratleta Dedé, 45 anos, como o grande vencedor. Nascido em Valinhos, no interior de São Paulo, ele se tornou a primeira pessoa com deficiência a ganhar o reality. O campeão levou a melhor na decisão sobre Fulý e Raiana e conquistou o prêmio de R$ 500 mil.
Dedé havia sido eliminado do programa porém, disputou e ganhou a repescagem e conseguiu voltar para o jogo. Na prova final, em locais diferentes, cada finalista acendeu uma tocha e seguiu um percurso. Alguns obstáculos, como galhada seca, jaula, caixote, maranhado de cipós fizeram parte dos totens que precisavam ser acesos. Dedé completou a prova em 7 minutos e 46 segundos, teve o menor tempo e se consagrou o campeão.
— É muito importante acreditar em nós. É sobre jogo, sobrevivência. Minha mãe sempre acreditou em mim e se eu estou aqui hoje, é por causa dela. É difícil de falar, eu a amo muito — disse Dedé, após vencer o programa.
Raiana fez a prova em 8 minutos e 56 segundos e ficou em segundo lugar. Ela levou R$ 100 mil.
Por sua trajetória, Dedé foi classificado como fênix pelo apresentador Fernando Fernandes.
— Você com espírito atleta, desde o começo mostrando que veio aqui para lutar, para mostrar sua capacidade para quebrar preconceitos, paradigmas. Reacendeu das cinzas. Tentaram te eliminar mas você, como Fênix, ressurgiu”, diz Fernando.
Quem é Dedé, vencedor do No Limite Amazônia:
André Macedo, mais conhecido como Dedé, sempre é lembrado pela superação. Nascido com uma má formação, teve perna amputada aos dois anos. Após o incentivo de um professor, aos 14 anos já praticava esportes e participava de competições.
Como paraciclistas, conquistou o 6º lugar no Campeonato Mundial de Paratriathlon 2014, foi campeão do Xterra 2015, 2016; Participou do L’Etape Brasil 2015, 2016; Foi campeão 2016, 2017 e 2018 do Festival Brasil Ride MTB e Ultra Maratona Brasil Ride Bahia 2018. Dedé também é faixa preta de jiu-jitsu. Fã de Fernando Fernandes, o apresentador é uma das inspirações para o vencedor do No Limite.