Internautas apontaram gordofobia na divisão de grupos no programa de estreia de No Limite, na noite de terça (18). Na ocasião, os participantes Cláudio Heinrich e Marcus Costa estavam escolhendo quais colegas queriam em suas equipes para encarar a primeira fase do reality. Amanda Momente, que é gorda, foi a última a ser chamada e não participou da primeira prova.
— Amanda, por que você acha que ficou de fora? — questionou o apresentador Fernando Fernandes.
— Porque sou gorda, com certeza — respondeu ela, indo às lágrimas. — Infelizmente, já sabia que ia ser muito subestimada. Fico emocionada, mas é mais por ver o quanto estão enraizados essa questão e esse preconceito.
Ao fim da prova, a equipe Jenipapo, que saiu vencedora, pôde escolher se queria ou não ter Amanda como integrante. Eles optaram por ficar com ela. Já no acampamento, Carol Nakamura tentou justificar para a empresária o motivo de ela ter ficado de fora inicialmente.
— A sua situação foi: estava ela (Simoni), você, e a assistente social. Ela é boxeadora, do MMA... Em seguida a gente ia escolher você...
— Não é isso, gente — interrompeu Amanda. — Essa é uma situação que já estou habituada, infelizmente, a viver. Porque, culturalmente, hoje, o corpo gordo é julgado, entendeu? Ele é julgado como preguiçoso, é cultural isso. Todo mundo cresce, tenho certeza de que todo mundo aqui já julgou alguma vez. Então espero, assim, eu, normalmente, não explico com tanta educação, que vocês aprendam a não fazer isso na vida de vocês. Porque, se estou aqui é porque estou qualificada para estar — concluiu.
Nas redes sociais, a situação repercutiu. Alguns internautas relembraram que Elaine Melo foi a vencedora da primeira temporada de No Limite, em 2000, mesmo tendo sido subestimada por seus colegas por ser gorda. Outros usuários das redes sociais declararam torcida por Amanda.