No meio da Amazônia, perto de povos indígenas e ribeirinhos e com refeições típicas da região. É um resumo do que vão encarar os 15 participantes de No Limite, reality da Globo que testa as pessoas em ambientes inóspitos e desafiadores. Na noite desta quinta-feira (13), foi exibida uma prévia do programa que estreia oficialmente na próxima terça (18), depois da novela Terra e Paixão.
O paratleta e apresentador Fernando Fernandes surgiu em um caiaque percorrendo o Rio Negro, um dos maiores do Brasil e afluente do Rio Amazonas.
— O gigante Rio Negro, tão imenso quanto sagrado. Uma forma de existir e sobreviver muito antes de alguém descobrir o Brasil. Aqui, tudo é imenso, inclusive os desafios — alertou.
Ele adiantou que os 15 participantes terão de se apoiar nos conhecimentos dos povos que vivem na Amazônia para conseguir sobreviver. Serão divididos em duas equipes, a Jenipapo e a Urucum.
De acordo com diretores e produtores de No Limite, o reality será ainda mais difícil nesta temporada. Por ser ambientado na Amazônia, as condições de permanência vão piorar, o que exigirá alianças e táticas dos participantes para conseguirem chegar até o final. Para vencer, inclusive, será necessário enfrentar um grande desafio.
Atuando como consultora dessa temporada do programa, a indígena, ativista, palestrante e educadora política Vanda Witoto disse que seu povo tem muito a colaborar com os participantes.
— O conhecimento dos nossos ancestrais é muito potente e podemos contribuir em vários aspectos e situações.
A prévia do programa também informou que foi feito um estudo técnico avaliando os impactos ambientais para a realização do reality e que tudo estava dentro das regras ambientais. A escolha da Amazônia foi feita para dar visibilidade à floresta que está no centro dos debates mundiais sobre preservação do meio ambiente.