O Emmy, uma das principais premiações da indústria do entretenimento norte-americana, anunciou nesta quinta-feira (12) as produções e os artistas que disputam as estatuetas da edição deste ano. Entre os indicados, está o músico Elton John, que concorre ao troféu de Melhor Especial de Variedades (ao vivo) pelo especial Elton John: O Show da Despedida, lançado em 2022 e disponível no Disney+.
Com a indicação, o astro pode alcançar o status EGOT, a seleta lista de artistas que já vencerem os quatro principais prêmios de entretenimento dos Estados Unidos: Emmy, Grammy, Oscar e Tony Awards. Os eventos consagram os maiores destaques da TV, da música, do cinema e do teatro, respectivamente.
Ao lado do artista britânico, no Emmy, concorrem Rihanna, com sua performance no intervalo do Super Bowl em fevereiro deste ano; o comediante Chris Rock, com sua volta ao stand-up no show Indignação Seletiva; e as transmissões do Oscar 2023 e do 75º Tony Awards.
No especial Elton John: O Show da Despedida, de 20 de novembro de 2022, o artista apresenta uma transmissão ao vivo exclusiva do show Farewell Yellow Brick Road Tour, no Dodger Stadium, em Los Angeles, sua última performance nos Estados Unidos antes da aposentadoria. No último sábado (8), o artista despediu-se definitivamente dos palcos, na Suécia, encerrando mais de cinco décadas de carreira fonográfica.
"É uma honra ver o meu especial sendo reconhecido pela Academia. Minha apresentação final no Dodger Stadium foi agridoce e uma noite que nunca esquecerei", declarou o intérprete de Rocket Man e I'm Still Standing em nota enviada ao portal Entertainment Weekly.
Caso conquiste o Emmy, Elton torna-se o 19º artista a conquistar o status EGOT, completando os quatro grandes prêmios norte-americanos da indústria cultural. Com a vitória, ele irá se igualar a nomes como Audrey Hepburn, Whoopi Goldberg, John Legend e Viola Davis. O músico já é dono de cinco Grammys, dois Oscars e ainda exibe um Tony Awards, conquistado pela trilha sonora do musical Aida, em 2000.
A cerimônia de entrega do Emmy está marcada para 18 de setembro, mas pode ser adiada por conta da greve de roteiristas de Hollywood. A Academia estuda remarcar o evento para novembro ou até mesmo para janeiro de 2024.