Um dos grandes nomes da música internacional, Elton John despediu-se dos palcos neste sábado (8). Fãs do mundo inteiro acompanharam a histórica transmissão da última apresentação oficial do cantor. O espetáculo ocorreu em Estocolmo, Suécia, encerrando a turnê que o artista deu início em 2018.
— Tocar para vocês foi minha razão de viver, e vocês foram absolutamente magníficos — disse o astro de 76 anos ao público que lotou a Arena Tele2.
Elton John sentou-se ao piano depois das 20h locais, sob aplausos de 30 mil pessoas, e abriu sua apresentação com algumas de suas música mais populares: Bennie and the Jets, seguido de Philadelphia Freedom e I Guess That's Why They Call It the Blues.
Por mais de duas horas, intercalou canções com momentos em que, levantando-se do piano, agradecia a seus fãs, músicos e equipe. Alguns desses profissionais o acompanham há mais de 40 anos.
Antes do bis, o cantor compartilhou uma mensagem da banda Coldplay, que se apresentava na mesma noite em Gotemburgo, também na Suécia. O grupo enviou um vídeo onde o vocalista Chris Martin lhe agradecia por sua carreira e seu comprometimento.
"De todas as bandas e artistas que você ajudou e inspirou, nós te amamos muito", dizia no vídeo (veja abaixo).
A Arena Tele2 recebeu o astro britânico pela segunda noite consecutiva, no último show da turnê Farewell Yellow Brick Road, que começou há cinco anos e foi interrompida pela pandemia e por uma cirurgia em 2021.
Elton John fez 330 shows com esta turnê, em que percorreu Europa, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido e se apresentou para 6,25 milhões de pessoas no total.
Entre os fãs em Estocolmo estava Jeanie Kincer, 50 anos, de Kentucky, Estados Unidos.
- Eu queria estar aqui no fim, porque era muito jovem para estar no começo - explicou.
Para a ocasião, Jeanie vestia uma cópia quase perfeita da roupa que Elton John escolheu para seu primeiro show em Estocolmo, em 1971: short vermelho com suspensórios e camiseta vermelha, amarela e marrom.
- Estou triste por ele estar se aposentando, mas é bom que ele possa aproveitar seus últimos anos - disse a fã americana. - Sei que ele irá continuar tocando de vez em quando, que irá fazer novas músicas, então ainda há o que esperar.
Assista à chamada ao vivo da banda Coldplay para Elton John, durante os shows das duas bandas na Suécia: