Um clássico da teledramaturgia brasileira estará de volta às telas ainda neste mês na TV Globo. Estrelada por nomes como Christiane Torloni, Tony Ramos, Susana Vieira, Vera Holtz, Camila Pitanga e Regiane Alves, Mulheres Apaixonadas será o próximo título do Vale a Pena Ver de Novo, com estreia em 29 de maio.
Protagonizada pela sexta Helena de Manoel Carlos, vivida desta vez por Torloni, a trama foi exibida originalmente entre fevereiro e outubro de 2003 e eternizou seus personagens na televisão, ainda hoje lembrados pelo público. A obra volta ao ar no ano em que o autor celebra 90 anos de vida.
A novela ambientada na Zona Sul carioca aborda as nuances das relações familiares, com mulheres e suas formas de amar no centro da história. Na trama, Helena (Christiane Torloni) vive um casamento de 15 anos e sem grandes emoções com Téo (Tony Ramos) quando reencontra César (José Mayer), um amor do passado que reforça seus questionamentos sobre a vida conjugal. Abalada, ela divide as incertezas com as irmãs Heloísa (Giulia Gam) e Hilda (Maria Padilha).
Dramas vividos por outras mulheres permeiam a trama, como a violência doméstica sofrida por Raquel (Helena Ranaldi) e o alcoolismo enfrentado por Santana (Vera Holtz). A novela também discute a questão da violência urbana através da personagem Fernanda (Vanessa Gerbelli), vítima de bala perdida, e mostra o tratamento agressivo dado pela jovem Dóris (Regiane Alves) aos avós idosos, o casal Flora (Carmem Silva) e Leopoldo (Oswaldo Louzada).
As disparidades sociais também ficam evidentes entre alunos da ERA, como Paulinha (Ana Roberta Gualda), que tem vergonha do pai, Oswaldo (Tião D’Ávila), porteiro da escola. Outro assunto que vem à tona na trama é o preconceito sofrido pelas jovens estudantes Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli), que vivem uma relação homossexual.
A trilha sonora da novela também se tornou um marco ao apresentar ao público sucessos da música nacional. Começando pelo tema de abertura, Pela Luz dos Olhos Teus, interpretada por Tom Jobim e Miucha, passando por Velha Infância, dos Tribalistas, que deu tom ao romance Cláudio (Erik Marmo) e Edwiges (Carolina Dieckmann), chegando a Eu Sou Assim, de Luíza Possi.
Mulheres Apaixonadas tem autoria de Manoel Carlos, com colaboração de Fausto Galvão, Vinícius Vianna e Maria Carolina.