O corpo do ator Jeff Machado foi liberado para a família e começou a ser levado para ser enterrado em Santa Catarina por volta das 5h desta sexta-feira (26), conforme apuração do portal Splash. A expectativa é de que os restos mortais cheguem a Araranguá, cidade natal do artista, na madrugada deste sábado (27).
O velório do ator será realizado ainda no sábado, segundo Jairo Magalhães, advogado da família de Machado, para amigos e familiares. Haverá uma missa no Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, onde ele foi coroinha. O local do sepultamento não foi informado.
A causa da morte de Machado não pôde ser determinada por causa do avançado estado de decomposição em que o corpo foi resgatado, de acordo com o laudo da necropsia, ao qual o g1 teve acesso. Sem a definição da causa mortis, os restos mortais não puderam ser levados em um voo comercial por questões de segurança.
Segundo a necropsia, o corpo foi encontrado com as mãos e pés amarrados com fita adesiva, já em estado de mumificação, com um pano na boca e um fio de telefone em volta do pescoço, além da presença de sulco (marca) de estrangulamento. Esses elementos levantam a hipótese de morte por asfixia, inclusive com afundamento do pescoço. Ainda segundo o documento, o corpo não apresentava nenhum outro sinal de violência.
Ao Splash, o advogado da família do ator informou que um novo exame foi realizado na quinta-feira (25) para apuração mais detalhada da causa da morte. A expectativa é que o novo resultado seja repassado aos familiares nos próximos dias.
Machado estava desaparecido desde janeiro. Ele foi encontrado morto, aos 44 anos, na última segunda-feira (22), dentro de uma mala que estava concretada a dois metros de profundidade em um terreno no Rio de Janeiro.
O que aconteceu com Jeff Machado?
A polícia segue investigando as circunstâncias da morte de Jeff Machado e já tem uma hipótese sobre a autoria do crime, mas por enquanto a família pretende manter a informação em sigilo para não atrapalhar o trabalho das autoridades, conforme informou o advogado.
Umas da linhas de investigação da Polícia Civil é de que Jeff tenha sido morto após descobrir que foi vítima de estelionato. Uma amiga de Machado, a esteticista Cintia Hilsendeger, suspeita de um homem de quem o ator vinha se aproximando.
Em entrevista ao jornal O Globo, ela disse que o rapaz demostrava interesse amoroso em Machado e teria se apresentado como produtor e fotógrafo.
— A última vez que nos falamos foi no dia do aniversário dele, em 19 de janeiro. Ele estava desconfiado desse amigo. Estava preocupado. Algo estava acontecendo. Ele não se sentia confortável com o jeito dele. Parecia que ele tinha inveja do Jeff. Esse amigo sempre falava mal do Jeff quando ele não estava por perto. Depois que a verdade veio à tona, eu não consegui mais contato. Ele desapareceu — contou ela.
A amiga do artista descreveu o homem como branco, de média estatura, disse que ele usa barba e tem cerca de 40 anos. A investigação aponta que Machado pode ter sido morto em casa, já que um baú que aparece em fotos nas redes sociais do ator é idêntico ao que o corpo foi encontrado, em outro local.
— Esse baú pertence ao Jeff, é parecido com um outro que ele tem na casa dele e foi retirado de lá. É uma outra pista que levou a delegacia a desconfiar de quem estava envolvido no caso: a de que era uma pessoa que tinha acesso à casa do Jeff — explicou Magalhães.