Encontrado morto na segunda-feira (22), no Rio de Janeiro, o ator Jeff Machado era conhecido por uma pequena participação na novela Reis, da Record. Ele tinha 44 anos e era natural de Araranguá, Santa Catarina.
Jeff estava desaparecido desde janeiro. Seu corpo foi encontrado amarrado dentro de um baú de madeira, enterrado e concretado a dois metros de profundidade. Segundo informou o advogado da família ao jornal O Globo, a principal linha de investigação aponta para um homem que se apresentava como amigo do artista e que teria alugado a casa onde o corpo foi encontrado.
Jefferson Machado da Costa se definia nas redes sociais como ator, modelo e produtor. Ele era formado em Jornalismo e Cinema. Em Santa Catarina, chegou a trabalhar como colunista social em revistas de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, e Florianópolis. Em 1997, saiu do Estado de origem para estudar.
Em 2008, após 10 anos vivendo no eixo Rio-São Paulo, mudou-se para Florianópolis, onde atuou como assessor de imprensa, produtor, diretor de arte, cenógrafo, vitrinista e stylist em campanhas, eventos, desfiles, videoclipes e programas de TV. No Estado, também exerceu voluntariado como assessor de imprensa e produtor em eventos beneficentes.
O Rio de Janeiro voltou a ser casa de Jeff em julho de 2014. Na novela Reis, que estreou em março de 2022, ele interpretou um soldado filisteu no elenco de apoio.
Ele também era conhecido por ser dono de oito cães de estimação, a maioria da raça setter. Os animais tinham uma página no Instagram frequentemente atualizada por Jeff, @dogsdojeff.
A família soube do desaparecimento do artista após os cães serem encontrados abandonados pela zona oeste do Rio de Janeiro. Durante o período, dois animais morreram e um não foi encontrado.
Entenda o caso
A Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) do Rio de Janeiro encontrou o corpo de Jeff Machado em um terreno no bairro Campo Grande, na capital fluminense. Conforme o g1, o corpo foi identificado por meio da análise das digitais do ator.
A polícia trabalha agora para descobrir a autoria e a motivação da morte de Machado. A proprietária do imóvel, segundo o advogado da família do artista, Jairo Magalhães, foi ouvida nesta quarta-feira (24).
Em entrevista ao ND+, a mãe do artista afirmou que, a partir de 29 de janeiro, passou a estranhar as mensagens trocadas com o filho. Ele disse que viajaria a São Paulo para uma entrevista de emprego e que ficaria hospedado na casa de uma amiga.
— Ele escreveu que passou em Aparecida, rezou e ficou no apartamento dessa amiga. Contou que foi trabalhar no outro dia e se apresentou. O pessoal gostou da sugestão que ele deu. Falou também que deixou o celular cair no vaso e, por isso, não estava conseguindo fazer chamada de vídeo. Tudo se justificando — detalhou a mãe de Machado, ressaltando que o filho e ela tinham o hábito de fazer chamadas por vídeo.
Segundo Magalhães, a família está indo para o Rio de Janeiro para cumprir o trâmite burocrático e poder levar o corpo para Santa Catarina.