Um dos nove finalistas do BBB 23, o enfermeiro Cezar Black, 34 anos, está sendo investigado pelo Hospital Universitário de Brasília por conta de faltas injustificadas no trabalho, que coincidem com seu ingresso no reality show.
Segundo a instituição, o processo contra o enfermeiro ocorre em razão de faltas registradas em março sem justificativas oficiais, como banco de horas, abono, férias ou licença. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (6) pela revista Quem.
De acordo com o Portal de Transparência, em janeiro, quando já estava confinado para o programa, o profissional da saúde tirou férias e, em fevereiro, usou abonos e acúmulo no banco de horas como justificativa oficial pela ausência no trabalho.
A assessoria de imprensa do hospital enviou um comunicado para a revista sobre o andamento do processo contra o enfermeiro. Confira:
"O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh) informa que o enfermeiro Cezar Black Bina Cruz estava de férias no mês de janeiro. Em fevereiro, tirou abonos e usou banco de horas, mas teve faltas injustificadas que geram o respectivo desconto na folha de pagamento.
Em março, passou a acumular somente faltas injustificadas e, em razão disso, foi aberto um processo administrativo para apurar abandono de emprego, que está em curso e segue os ritos processuais normativos, nos quais se incluirão o contraditório e a ampla defesa.
Cabe esclarecer que no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE), utilizado pela administração pública federal, os descontos de faltas figuram somente um mês após a ocorrência e assim as faltas injustificadas de março vão constar na folha de pagamento de abril. Os contracheques são disponibilizados sempre a partir do dia 10 do mês subsequente, ou seja, o contracheque de março estará disponível a partir de 10/04".
No Instagram, a equipe do brother publicou uma foto em que aparece a tatuagem "não é fácil ser eu", eternizada no pescoço do enfermeiro. Na legenda, prometeu soltar uma nota oficial "com mais detalhes" sobre o assunto ainda na noite desta quinta.
"Cezar Black foi visionário quando tatuou isso, sim ou claro? A vida do nosso Capitão nunca foi fácil dentro da casa mais vigiada do Brasil! E aqui fora não está diferente! Ele sempre lutou pela a enfermagem e vestiu a camisa, com amor e dedicação em cada minuto dedicado a sua profissão. Convocamos toda a enfermagem e todos os marinheiros a mandarem energia positiva para nosso Cezar Black. A noite soltaremos uma nota oficial com mais detalhes", diz o texto na rede social.