Gabriel Santana foi o 11º eliminado do BBB 23 na noite desta terça-feira (28), com 56,45% dos votos. O brother disputava o paredão com Aline Wirley e Bruna Griphao, ambas também integrantes do time Camarote, mas foi o escolhido pelo público para dar adeus à casa mais vigiada do Brasil e ao prêmio de mais de R$ 2 milhões.
O apresentador Tadeu Schmidt iniciou seu discurso de eliminação destacando as informações trazidas por Fred Nicácio e Larissa ao retornarem para a programa, questionando quem havia conseguido usá-las para recalcular a rota e quem se sentiu convicto de estar no rumo certo. Tadeu também frisou que, como os brothers comentam, todos erraram, mas alguns erraram mais do que outros. Neste paredão, havia dois lados de uma moeda:
— Gabriel, acabei de falar que todo mundo errou, mas agora estou até repensando: o que esse menino faz de errado? Com 23 anos, é esse absurdo de sensatez e equilíbrio, é a evolução do ser humano, puro afeto e acolhimento — elogiou Tadeu, explicando que Gabriel e Aline se encontravam de um dos lados.
No outro, estava Bruna, que amplifica o que está em seu coração "em gritos e palavrões ou lágrimas em profusão". O apresentador ponderou que é mais fácil ver os erros da atriz, mas que sua transparência também destaca suas virtudes.
— Quem leva a melhor em uma disputa como essa, entre exposição e contenção? É normal que as pessoas saiam do BBB por causa de seus erros, e às vezes isso fica claríssimo, esse ano vimos algumas vezes. Mas errar menos é garantia de seguir no jogo ou o maior erro é não se destacar? — continuou Tadeu.
O apresentador voltou a dizer o que BBB é dinâmico e o resultado do paredão depende de quem são os adversários e do momento do jogo.
— Hoje temos um paredão que é um inferno, principalmente para Bruna: ou sai sua grata surpresa, a amiga que cuida dela, essa mulher maravilhosa, ou sai o amigo tão querido com quem vem trocando infinitos carinhos há tantos dias, nessa amizade que ficou no limite para virar romance, ou sai ela própria. De qualquer forma, a notícia é dura. É dura para todos nós. Quem sai hoje é você, Gabriel — anunciou.
Bruna Griphao recebeu 42,48% dos votos. Já Aline Wirley, 1,07%, aparecendo como figurante no paredão.
Reação da casa e elogios de Tadeu
Os brothers choraram e lamentaram a despedida do amigo, sobretudo seus aliados, como Sarah Aline e Bruna.
— Te amo, tá? — disse Bruna.
— Também te amo — respondeu Gabriel.
Do lado de fora, em conversa com Tadeu, o ator afirmou que não saberia agir de forma diferente ao longo do programa.
— Eu sou sou essa pessoa que se importa muito com o que outro vai pensar, sentir, eu tento escolher as melhores palavras. Talvez isso em um programa de entretenimento não seja o que o público mais queira assistir, mas eu sinto que, de alguma forma, isso pode servir de exemplo para quem me assistiu, para ver que a vida pode ser mais fácil, leve e amorosa quando a gente escolhe bem as palavras — afirmou.
Em seguida, recebeu elogios do apresentador, o que levou o ator, que já estava emocionado, às lágrimas.
— Em diversas situações, nós tivemos dentro da casa pessoas que cometeram erros e aí eu pensava assim: qual seria a forma certa de agir em uma situação como essa? Aí vem o Gabriel, se envolvia em uma situação semelhante e mostrava para todo mundo exatamente a coisa certa a se fazer — destacou Tadeu.
— Você fez isso mais de uma vez, Gabriel, sem fazer esforço, porque você é assim. Queria dizer o seguinte: que orgulho ter alguém como você dentro da nossa casa e que felicidade, para a minha geração, ver um menino como você, tão evoluído, tão sensível, tão equilibrado, sensato. Muito obrigado pela sua participação no BBB, mas muito obrigado pelo seu exemplo — finalizou o apresentador, dando um abraço no brother.
Enquetes realizadas por diferentes sites mostravam Bruna como a provável eliminada da noite, seguida de perto pelo ator, previsão que não se realizou. O principal motivo que pode explicar a reviravolta na votação é o fato do brother ser considerado uma "planta" no jogo por grande parte do público.
A formação da berlinda desta semana começou com a escolha da líder Sarah Aline, que indicou Bruna ao paredão. Depois, Marvvila, que conquistou o poder de vetar um voto, escolheu Amanda para não votar. O anjo, Ricardo, ficou imune. Na votação no confessionário, Amanda acabou levando a pior, com cinco votos. Por ter o poder curinga, ela pôde escolher um dos menos votados para ir para o paredão. Ela escolheu Gabriel, que teve direito a um contragolpe e escolheu Aline para a disputa. Na prova bate-volta, Amanda escapou do paredão.