A influenciadora Vanessa Lopes, 22 anos, movimentou a casa do Big Brother Brasil 24 na tarde desta sexta-feira (19) ao apertar o botão de desistência do programa. Ela estava na sala conversando com os colegas de confinamento quando tomou a decisão, em meio aos gritos dos demais participantes.
Nizam e MC Bin Laden tentaram impedir a decisão da tiktoker, mas ela justificou que "todos os traumas estavam na casa", e disse que não estava com raiva de ninguém.
A atitude, ainda que inesperada, não é exatamente inédita no reality. Abaixo, relembramos os outros participantes que também optaram por sair do jogo de forma voluntária:
Participantes que desistiram do BBB
Bruno Gaga (BBB 23)
Bruno Gaga, 32 anos, apertou o botão de desistência do BBB 23 depois de andar pela sala com um semblante pensativo. Ele tomou a decisão em meio aos gritos contrários de colegas de confinamento.
O atendente de farmácia justificou a atitude por estar "no ápice de sua ansiedade" e "com muita saudade dos pais".
Tiago Abravanel (BBB 22)
Tiago Abravanel apertou o botão colorido e desistiu do jogo na 22ª edição do programa. Sob gritos de protestos dos outros participantes, que estavam deitados, o neto de Silvio Santos deixou a casa de forma dramática, após suspeitas de que seria indicado ao paredão pela votação da casa.
Abalado emocionalmente por ter ficado de fora da prova do líder da semana, o brother vinha reclamando de solidão nos últimos dias na casa. Criticado pelo público, em função de sua tentativa de transformar a edição do reality em "BBB do amor", Tiago demonstrou não ter suportado a pressão da competição.
Lucas Penteado (BBB 21)
O ator Lucas Penteado deixou o programa em 2021 após uma noite de festa. Ele foi até o confessionário e resolveu sair do reality. Momentos antes, ele havia feito as malas pela terceira vez nas últimas semanas.
— Tentei ser eu de todas as formas. Vocês estão me tirando — disse Lucas.
O brother caminhou até a área externa. Karol Conká e Juliette tentaram impedir o paulista. A advogada, que no fim foi a campeã da edição, fez um pedido:
— Não desiste.
Alan (BBB 16)
O doutor em filosofia Alan deixou a casa após ser informado pela produção, no confessionário, sobre o grave estado de saúde do pai, que estava internado em decorrência de um câncer no pulmão.
Tamires (BBB 15)
Apontada como uma das favoritas para faturar o prêmio em sua edição, a cirurgiã-dentista Tamires desistiu de sua participação alegando que sentia muita falta da filha e da família, além de não aguentar mais a pressão do confinamento.
Outro fator para a desistência foi o envolvimento com Rafael em uma das festas, poucos dias após a eliminação de Talita, que viveu um romance com o brother na casa e era amiga de Tamires. No dia seguinte à festa, Rafael responsabilizou a sister por eles terem ficado.
Kleber Bambam (BBB 13)
Vencedor da primeira edição do BBB, Kleber Bambam voltou à casa em 2013, mas não resistiu ao novo confinamento e pediu para deixar o reality após poucos dias.
— Vão ser 90 dias, o meu psicológico não vai aguentar — analisou. — Vai que eu fico, brigo feio com mais alguém e saio depois com o psicológico ainda mais perturbado e a imagem afetada lá fora. É melhor sair.
Leonardo Jancu (BBB 9)
Leonardo Jancu deixou a casa após participar do quarto branco. O local era parecido com uma solitária: sem janelas, com paredes acolchoadas, pequeno e inteiramente branco. Três participantes — Leo, Ralf e Newton — foram selecionados para entrar no quarto.
Para sair, havia duas maneiras: quem desejasse acabar com o castigo precisava apenas apertar o tal botão vermelho no centro do quarto. Porém, quem pedisse para sair estaria automaticamente eliminado do programa. A segunda opção era esperar até a decisão da berlinda de terça-feira. Se o participante Alexandre, indicado pelos três ao paredão, fosse eliminado, eles estariam livres. Porém, isso significava uma espera de três dias no quarto.
Depois de 17 horas confinados, Leonardo não suportou o ambiente e apertou o botão vermelho que indicava a desistência do jogo.
Dilsinho "Mad Max" (BBB 3)
Dilsinho foi o primeiro participante a desistir da edição brasileira do Big Brother. Ele deixou o programa após passar 20 dias confinado. O motoqueiro alegou problemas pessoais e de relacionamento com alguns integrantes da casa.
— Minha mãe estava passando por um problema de saúde antes de eu entrar na casa e aí eu pirei lá dentro — contou ao UOL, em 2015.
Um fator que pode ter contribuído foi o término com Joseane, com quem viveu um romance relâmpago no confinamento. Logo após o fim da relação, ele saiu da casa.