Roteirista da longeva e bem-sucedida série de televisão Grey's Anatomy, Elisabeth Finch admitiu a veracidade das especulações a respeito de mentiras envolvendo sua vida pessoal. Integrando a equipe de produção do seriado desde 2014, ela conseguiu ainda mais destaque na função ao relatar que trazia para a narrativa referências de suas experiências de vida, como a luta contra um câncer e o suicídio do irmão. Porém, sua imagem foi manchada quando colegas de trabalho descobriram que os acontecimentos não condiziam com o que ela contava.
A suspeita de que Finch estava mentindo começou após ela se ausentar de suas funções para lidar com problemas particulares. A revista The Hollywood Reporter relatou que, na ocasião, a equipe da série entrou em contato com a esposa da roteirista, Jennifer Beyer, e nessa conversa descobriu similaridades entre as histórias das duas. Desde então, a roteirista foi afastada e passou ser investigada.
— Eu nunca tive nenhuma forma de câncer. Eu contei uma mentira quando tinha 34 anos e esse foi o maior erro da minha vida. Acabou crescendo e ficando cada vez maior dentro de mim. O que eu fiz foi errado. Nada aceitável. Foi doentio — Finch admitiu recententemente, ao site The Ankler.
Ao se justificar, ela comentou que passava por um período em que “precisava de apoio e atenção”. Outra mentira por ela inventada foi a de que seu irmão se suicidou em 2019. Mas a verdade é que ele segue vivo e atuando como médico na Flórida, Estados unidos.
— Quando se experimenta um nível de trauma, muitas pessoas adotam um mecanismo de enfrentamento desadaptativo. Algumas pessoas bebem, outras se cortam; eu menti. Esse foi o meu enfrentamento e minha maneira de me sentir segura, vista e ouvida — finalizou a roteirista.
Em Grey's Anatomy, Elisabeth Finch foi responsável por cerca de 13 episódios da série. Também atuou como consultora de outros 149, ao lado de Shonda Rhimes, criadora da trama, e de Krista Vernoff, atual showrunner da produção.