Em meio aos boatos de que a DC pode cancelar o terceiro filme da Mulher-Maravilha, o portal The Wrap noticiou na quinta-feira (8) que foi a diretora Patty Jenkins quem abandonou o projeto, após uma briga com executivos da Warner sobre a direção criativa da franquia.
De acordo com fontes do veículo, Mulher-Maravilha 3 era um dos projetos que a empresa considerava "intocáveis" diante da reestruturação em andamento da DC. Os dois novos executivos do estúdio, James Gunn e Peter Safran, pretendem começar do zero o universo cinematográfico inspirado nos quadrinhos, o que, a princípio, exclui dos planos sequências de O Homem de Aço, Adão Negro e Aquaman.
Jenkins chegou a entregar um roteiro inicial da sequência de Mulher-Maravilha 1984, ainda conforme o The Wrap, mas os copresidentes da Warner Bros. Film Group, Michael De Luca e Pamela Abdy, não teriam gostado da direção que ela tomou com a personagem.
Embora Gunn e Safran tenham recebido o roteiro e concordado com a avaliação da dupla de executivos, a decisão de cancelar o filme não teria vindo deles. De Luca e Abdy pediram que a cineasta fizesse modificações no projeto, mas ela recusou a proposta.
Em e-mail enviado para a dupla, Patty Jenkins disse que os dois "estavam errados, não a entendiam, não entendiam a personagem, nem o que significava um arco de personagem". De acordo com uma fonte interna, o e-mail terminava com um link da Wikipédia que trazia a definição de arco narrativo. A diretora teria recusado outras tentativas de conciliação.
De acordo com o veículo, a Warner ainda não tomou uma decisão sobre o futuro da guerreira amazona, embora haja um desejo de manter Gal Gadot no papel. Resta saber se ela retornaria sem Jenkins, e quem assumiria a saga no lugar da cineasta.
A personagem protagonizou dois filmes até agora, Mulher-Maravilha (2017) e Mulher-Maravilha 1984 (2020). O primeiro arrecadou US$ 822 milhões nas bilheterias mundiais, enquanto o segundo, lançado simultaneamente no streaming durante o pico da pandemia, adicionou US$ 169 milhões ao total da franquia.