Estreia desta quarta-feira (30) no catálogo do Disney+, a série Willow deve trazer boas doses de nostalgia para parte do público. A produção é derivada do filme Willow — Na Terra da Magia (1988), que marcou gerações na Sessão da Tarde da Globo. A primeira temporada contará com oito episódios ao todo, sendo que os dois primeiros já foram disponibilizados na plataforma. Os seis capítulos restantes entram no catálogo semanalmente, toda quarta.
A trama apresenta uma sequência do longa. A nova fase da história de fantasia ganhou um elenco de peso e conta com a manutenção dos papéis mais importantes, como é o caso de Warwick Davis, que segue na série interpretando o personagem-título, e Joanne Whalley, novamente como Sorsha. O elenco também é composto por Ruby Cruz, como Kit, Erin Kellyman interpreta Jade, Ellie Bamber como Dove, Tony Revolori como Graydon, Amar Chadha-Patel como Boorman e Dempsey Bryk como Airk.
A presença de Val Kilmer, que interpretou Madmartigan, um personagem importante na trama, não tinha sido confirmada até o momento em que a série começou a ser produzida. O ator de 62 anos está enfrentando dificuldades relacionadas à saúde por conta de um câncer de garganta. O produtor executivo e criador de Willow, Jonathan Kasdan, no entanto, afirmou que sua participação foi acordada em uma conversa franca com o artista. Não se sabe, no entanto, de que forma o personagem irá aparecer na produção.
— Val é uma grande parte disso e a primeira conversa que tive quando Warwick e eu recebemos o sinal verde para fazê-la (a série) foi com Val. Queríamos que seu personagem fizesse parte da história. Nós queríamos que ele estivesse na série — afirmou Kasdan ao Yahoo Entertainment. — Como estávamos filmando durante (as restrições da pandemia), ele não pôde vir ao País de Gales e filmar conosco. Mas ele está na série em grande estilo. E estamos bem animados com isso. Madmartigan vive!
Assim como no filme, a série também contará com uma jornada recheada de criaturas mágicas como elfos, duendes, feiticeiros e trolls e paisagens de tirar o fôlego. A história será ambientada 20 anos após os acontecimentos do longa e o grupo de oito heróis que pretende salvar o irmão gêmeo da princesa Kit terá de encarar seus pesadelos pessoais.
A série é realizada pela Disney, Lucasfilm (produtora de Star Wars) e Imagine Entertainment.