Morreu nesta quinta-feira (10) o ator Roberto Guilherme, aos 84 anos. Ele ficou conhecido por ter interpretado o Sargento Pincel no humorístico Os Trapalhões e em outros programas da Globo. O artista, que também era dublador, estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. Ele deixa a esposa, Sheila Nunes, com quem estava casado há 56 anos, e os filhos Willian e Valeska.
A informação foi confirmada pela família do ator. O artista lutava contra um câncer há alguns anos. No perfil oficial de Guilherme no Instagram, a família postou uma homenagem ao ator:
"Apenas momentos felizes é como ele gostaria de ser lembrado. Então algumas fotos da última viagem que ele fez com a família. Descansa em paz melhor pai, marido, avô, irmão e amigo do mundo. Te amamos para sempre! Aos fãs, obrigada por tanto carinho, ele sempre amou vocês", diz a postagem.
Nascido Edward Guilherme Nunes da Silva, em Ladário (MS), em 20 de agosto de 1938, o artista adotou o nome Roberto em homenagem a Roberto Carlos. Aos 14 anos, começou a jogar futebol profissionalmente no Vasco da Gama. Aos 18, ele se alistou no Exército, onde se tornou sargento paraquedista, mas continuou jogando pela Seleção Brasileira Militar de Futebol.
Roberto Guilherme escreveu uma peça de teatro amador quando ainda estava no Exército e foi descoberto por um produtor, que o convidou para trabalhar na TV Rio, quando substituía um ator que faltou. Ele conheceu Renato Aragão, o Didi, quando foi para a TV Excelsior, em 1963. Eles trabalharam juntos pela primeira vez no programa de humor Um Dois, Feijão com Arroz (1965), que contava com Dedé Santana no elenco. O Sargento Pincel surgiu no programa Quartel do Barulho (1966), já na TV Record.
O ator ainda trabalhou na TV Tupi, onde foi criado o programa Os Trapalhões, com Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Roberto Guilherme atuava no humorístico, interpretando diversos personagens de apoio. Em 1981, Guilherme foi contratado pela TV Globo, participando de programas como Viva o Gordo, de Jô Soares, e Balança Mas Não Cai.
Foi com o Sargento Pincel que Roberto Guilherme ficou marcado na memória do público. Ele ainda atuou em diversos programas liderados por Renato Aragão entre 1982 e 2013, incluindo A Turma do Didi, que foi ao ar de 1998 a 2010.
O artista entrou para o elenco do Zorra em 2015 e permaneceu até 2017. Os últimos trabalhos de Guilherme na televisão foram nos programas Treme Treme e Dra. Darci, ambos em 2018 no canal Multishow. Ele ainda atuou em diversos filmes, a maioria da franquia Os Trapalhões.