O remake de Pantanal tem garantido bons números de audiência e prendido a atenção dos telespectadores. Quem acompanhou a obra original, exibida entre março e dezembro de 1990 pela extinta Rede Manchete, está à espera de algumas cenas da primeira versão que ainda não foram ao ar na atual, como a castração do peão Alcides, interpretado pelo ator gaúcho Juliano Cazarré.
ATENÇÃO: O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS.
O autor Bruno Luperi, responsável pelo roteiro da novela e neto de Benedito Ruy Barbosa, que escreveu a obra original, já garantiu que não haverá a castração de Alcides. Nesta versão, o personagem será vítima de violência sexual e a ação não será explícita e tão violenta quanto ocorreu anteriormente. A cena está prevista para ir ao ar na penúltima semana da novela, cujo último capítulo será exibido em 14 de outubro.
Antes de chegar ao momento tão aguardado pelos telespectadores, Tenório irá descobrir que sua esposa, Maria Bruaca (Isabel Teixeira), está tendo um caso com Alcides. Logo em seguida, o personagem de Murilo Benício sequestrará os dois e irá levá-los até a tapera onde morava Juma (Alanis Guillen). No local, o fazendeiro que planejava violentar sexualmente Maria, desiste da ideia e ameaça matar o peão.
Após Maria implorar para que o marido não mate Alcides e confessar que ama o peão, Tenório levará o homem para um quarto, onde o estuprará. No entanto, o público não verá a cena explicitamente. Será mostrada apenas a reação de espanto da personagem de Isabel Teixeira e os gritos de Alcides, que darão a entender que ele está sendo violentado.
Posteriormente, em diálogos do peão com Maria e Zaquieu (Silvero Pereira), Alcides dará a entender que sofreu violência sexual e que preferia que Tenório o tivesse matado. Ele ainda acrescentará que, depois disso, não conseguirá mais se relacionar sexualmente com Maria e pede que ela o deixe.
Audiência da novela
Pantanal está há um mês do fim de sua exibição. De acordo com informações da Folha de S.Paulo, a novela registrou a maior audiência de entretenimento da Globo desde a final da edição do Big Brother Brasil do ano passado, exibido em 4 de maio de 2021.
Na época, a emissora marcou 34 pontos de audiência, com 62% de participação do público. O mesmo índice foi alcançado na transmissão do episódio de Pantanal em 16 de agosto, quando Tenório encontra a mulher na fazenda de José Leôncio após expulsá-la de casa. Dessa vez, com 52% de participação.