A Netflix indicou o anúncio de um novo plano de assinatura mais em conta para dispositivos móveis, custeada por publicidade. A novidade pode chegar para os usuários entre o fim deste ano e o início de 2023, segundo comunicado feito pelo serviço de streaming.
Anteriormente, Francisco Ramos, vice-presidente de conteúdo da Netflix, informou à colunista Cristina Padiglione, a possibilidade de um serviço inteiramente gratuito, sustentado por publicidade, o que gerou o mal entendido. Na realidade, segundo Elisabetta Zenatti, vice-presidente de Conteúdo da Netflix no Brasil, a ideia é promover um pacote de assinatura mais em conta, a fim de frear a queda de novos usuários na plataforma e que não há previsão para lançamento de um plano gratuito.
Os anúncios publicitários serão a base financeira desta modalidade, que, por enquanto, foi disponibilizada apenas no Quênia. O país africano foi o escolhido para a testagem do serviço por se tratar de um local em que a maioria dos cidadãos jamais usaram a Netflix. Assim, a empresa facilitou o processo de cadastro, além de minimizar a necessidade de registrar informações pessoais, tampouco alguma forma de pagamento.
Vale destacar que o plano da plataforma de streaming oferecido no país africano tem uma oferta limitada de filmes e séries, a fim de atrair os consumidores para conhecer o acervo e, posteriormente, assinarem um dos planos pagos, se for da vontade do usuário.
Diferentemente da funcionalidade dos demais planos, o plano mais em conta não permitirá que o usuário baixe os conteúdos para assisti-los sem conexão à internet, muito menos compartilhar a tela em aparelhos maiores, como Smart TVs. Apesar disso, as opções de recomendações baseadas no algorítimo de usuário, o controle parental e a criação de perfis estão mantidas.
Segundo a revista Variety, apenas um quarto do acervo de produções da Netflix estará disponível aos usuários do novo plano a ser lançado. Entre os conteúdos, estão Army Of Dead, Queen of South, Dinasty, Bridgerton, entre outros.