A dubladora Isaura Gomes, conhecida por ser a voz brasileira da Dona Clotilde, do seriado Chaves, morreu neste sábado (9), aos 83 anos. A informação foi revelada pelo Estado de Minas, que destacou que a artista estava na UTI havia um mês. A causa da morte, porém, não foi divulgada.
— A Isaura não queria comer e acabou ficando fraca. A princípio, ela ficou sendo alimentada por sonda nasal e internada para acompanhamento. No decorrer do tempo, foram surgindo intercorrências e outros problemas, como infecção de urina, a saturação não estava boa etc — disse uma fonte próxima à família ao jornal mineiro.
Dubladora desde a década de 1960, Isaura Gomes também deu voz a outros grandes personagens da cultura pop, como o Cascão, da Turma da Mônica, Leela de Futurama, Betty de Os Flinstones e foi responsável pela narração do game League of Legends.
Isaura se aposentou do seu ofício por um problema na perna, disse a fonte:
— A Isaura sempre foi muito ativa e continuou dublando enquanto conseguiu. Com a pandemia de covid-19, ela precisou parar de trabalhar por conta do isolamento social e acabou "descobrindo" alguns problemas, incluindo um de mobilidade. A partir daí, ela parou de dublar.
Nascida em São José do Rio Preto, em São Paulo, em 8 de setembro de 1938, a dubladora também deixou a sua voz eternizada em animes como O Castelo Animado, Sailor Moon S e A Princesa e o Cavaleiro.