Personagem emblemático das telinhas, Chaves segue emocionando fãs mundo afora. Prova disso é que, oito anos após a morte do ator Roberto Gómez Bolaños — que interpretou o menino órfão —, o serviço de streaming DishLatino resolveu utilizar o personagem como garoto-propaganda por meio da tecnologia deepfake.
De acordo com o Uol, para trazer o Chaves do oito de volta à vida, não foi utilizado nenhum material gravado anteriormente por Bolaños. Tudo foi criado do zero, em um trabalho que contabilizou mais de mil horas ao longo de 41 dias. O deepfake permite recriar ou alterar digitalmente o rosto de uma pessoa, modificando características faciais mesmo durante movimentos.
O recurso foi aplicado no comercial Icons e faz parte de uma campanha chamada Latino Like You ("latino como você", em tradução livre), criada para promover o orgulho e a identificação dos usuários. O público-alvo da plataforma de streaming são famílias bilíngues que moram nos Estados Unidos.
No vídeo, o ator Eugenio Derbez está assistindo à série Chaves quando o personagem-título sai da tela e começa a interagir com ele.
— Eugenio, continua me assistindo como quando era um menino? — pergunta o garoto.
— Chaves? Claro, você tem me acompanhado por toda a vida — responde o ator.
Depois, os dois começam a conversar sobre os avanços da tecnologia e a era do streaming. Vale destacar, porém, que o seriado não está disponível na plataforma — trazer o personagem de volta à vida é apenas uma maneira de homenagear a cultura latina.