María Antonieta de las Nieves, a eterna Chiquinha do seriado Chaves, entrou para o Guinness Book de 2022. A atriz mexicana foi incluída no livro dos recordes justamente por conta da personagem, que interpreta há quase cinco décadas.
Em uma publicação no Instagram, a artista esclareceu que entrou para a publicação por ser a dona do recorde de atriz com a carreira profissional mais longa interpretando o mesmo personagem infantil. María Antonieta posou para a foto segurando a placa e o livro de 2022, diante de uma estante repleta de bonecas da Chiquinha e outros personagens de Chaves.
Aos 70 anos, a atriz recebeu o certificado por completar 48 anos e 261 dias como Chiquinha. María Antonieta começou a interpretar a filha de Seu Madruga em 1971, quando tinha 21 anos. No seriado, ela ainda viveu a avó de Chiquinha, Dona Neves.
A artista começou a atuar ainda criança, aos 11 anos, na novela La Leona e chegou a receber prêmios de melhor atriz infantil. Ela ainda integrou o elenco da série Chespirito e de Chapolin Colorado, ambos criados por Roberto Gómez Bolaños, assim como Chaves. Neste último, ela atuou por seis anos.
Em 2002, Bolaños — que morreu em 2014 — processou María Antonieta, com o objetivo de proibir a atriz de continuar interpretando Chiquinha. Ela, porém, venceu a ação e conseguiu seguir dando vida à personagem em seus trabalhos.
Ao todo, foram exibidos 312 episódios de Chaves, mas 39 estão perdidos. A produção é um sucesso no Brasil e marcou a infância de diversas gerações. Atualmente, a série, por questões contratuais, não está em exibição.