Mistério resolvido! Os fãs de Chaves finalmente ganharam uma explicação sobre o porquê de o protagonista não ter família. A revelação foi feita por Roberto Gómez Fernández, filho do criador do seriado e protagonista, Roberto Bolaños.
— Era porque não tínhamos atores. Precisaria de um elenco gigante para ter famílias completas, não havia espaço — disse, em entrevista ao canal de Javier Alarcón no YouTube. — Esse também é o motivo pelo qual Dona Florinda não tem marido — acrescentou.
Na mesma entrevista, Fernández chamou atenção para outro detalhe que muitos fãs nunca perceberam na série. O personagem Professor Girafales, vivido por Ruben Aguirre, era casado. Na trama, ele vivia um romance com Dona Florinda (Florinda Meza, esposa de Roberto Bolaños), aparecendo na vila sempre com um buquê de flores, que entregava a ela antes de ser convidado a entrar e tomar uma xícara de café.
— Professor Girafales usava aliança. Em vários capítulos, dá para ver a aliança em sua mão. Então, a verdadeira história do Professor Girafales é que ele é realmente casado — contou ele.
Há anos, fãs especulam sobre o destino da mãe de Chaves e criaram até teorias de que ela seria uma personagem conhecida do seriado. Em seu livro, O Diário de Chaves, de 1995, Bolaños deu uma explicação dentro da história: Chaves teria sido abandonado quando era bebê e logo em seguida enviado a um orfanato, local de onde fugiu anos mais tarde. Depois, o garoto órfão teria chegado na vila, na qual passou a ser criado por uma senhora de idade, que veio a falecer logo em seguida.
O livro também conta que a mãe de Chaves era solteira, pobre e teve o bebê antes de completar os nove meses de gestação — descrição que, segundo teorias de fãs, poderia se encaixar na personagem Florinda.
Exibida no México nos anos 1970, Chaves fez muito sucesso no Brasil. Ao todo, foram exibidos 312 episódios, mas 39 estão perdidos. Atualmente, a série, por questões contratuais, não está em exibição.
Veja a entrevista completa de Roberto Gómez Fernández: