
Nozes, loucuras e nenês: assim o Disney+ resume Era do Gelo: Histórias do Scrat, série animada em seis episódios que estreia nesta quarta-feira (13) na plataforma de streaming. Como o título adianta, o foco da nova aventura no período glacial está no icônico esquilo da franquia Era do Gelo, Scrat.
Ainda tão obcecado por sua noz quanto nos filmes da saga — e igualmente azarado —, o esquilo dente-de-sabre ganha um companheirinho neste novo desdobramento da franquia: seu filho adotivo, o travesso Nenê Scrat. Uma versão em miniatura do pai, Nenê está tão preocupado em acumular nozes quanto Scrat e os dois se aventuram pelo planeta pré-histórico entre tapas e beijos por causa do fruto.
Com estreia integral nesta quarta, os seis episódios acompanham os dois se conhecendo (Nuts About You), as tentativas de Scrat de ninar o novo filhote (LoFi Scrat Beats To Sleep/Chill To), o pai tentando ensinar o filho a cultivar nozes (X’s and Uh-O’s), os dois perseguindo a mesma noz (Nutty Reflections), presos na borda de um precipício por causa dela (Teeter Toddler) e penhasco abaixo atrás do fruto (Nut The End).
Seguindo a tradição de desenhos animados como Pingu e A Pantera Cor-de-Rosa, não há diálogos falados em Histórias do Scrat, somente a comunicação já característica do esquilo, dublado por Chris Wedge — Kari Wahlgren, enquanto isso, dá voz ao Nenê Scrat.
Quem quiser matar a saudade dos outros personagens da saga — entre eles, o trio original Sid, Diego e Manny — pode aproveitar a chance dentro do próprio Disney+. A plataforma disponibiliza em seu catálogo a aventura inaugural A Era do Gelo (2002), além das sequências A Era do Gelo 2: O Degelo (2006), A Era do Gelo 3: Despertar dos Dinossauros (2009), A Era do Gelo 4: Deriva Continental (2012), A Era do Gelo: O Big Bang (2016) e A Era do Gelo: As Aventuras de Buck (2022).
Mais dicas
Comédia romântica na Sessão da Tarde

Um típico filme da faixa será exibido nesta quarta pela Sessão da Tarde, na RBS TV: vai ao ar às 15h30min, após O Cravo e a Rosa, a comédia romântica Como se Fosse a Primeira Vez (2004).
Com direção de Peter Segal, a produção narra a excepcional jornada de Henry (Adam Sandler) para conquistar Lucy (Drew Barrymore). A história dos dois começa quando eles se conhecem por acaso em uma lanchonete e se encantam imediatamente um pelo outro. No entanto, Henry logo descobre que, por causa de uma condição de saúde, a garota o esquece sempre que vai dormir.
A solução? Fazer Lucy se apaixonar por ele todos os dias.

A Sogra chegou
A primeira sitcom brasileira da Netflix estreia nesta quarta: trata-se de A Sogra que te Pariu, protagonizada por Rodrigo Sant’Anna como Dona Isadir.
A trama tem início com ela decidindo se mudar para a mansão do filho Carlos (Rafael Zulu), para desespero da nora Alice (Lidi Lisboa). Enquanto as duas se enfrentam, os netos de Isadir ficam no meio do fogo cruzado e a empregada que trabalha há anos na casa assiste a tudo de camarote.

Mostra online de Gilberto Perin
Buscando refletir sobre a transitoriedade por meio de imagens em preto e branco, com contrastes de luz e sombra, o fotógrafo Giberto Perin apresenta a exposição virtual Efêmera Eternidade no site annesdias166.com.br, que tem acesso gratuito.
A seleção de 18 imagens da exposição foi feita especialmente para o site e reúne registros "adormecidos", segundo o fotógrafo, de diferentes lugares. Juntas, as fotografias ganham um novo significado a partir do questionamento sobre o sentido da vida.
O espaço online homenageia o local que foi o Bar do Dirceu, nos anos 1980, e a Galeria de Arte do Instituto de Arquitetos do Brasil no Rio Grande do Sul (IAB-RS), posteriormente.
Colecionismo em pauta
O Margs promove nesta quarta a live "Colecionismo de arte contemporânea no Brasil: Rompendo as fronteiras do senso comum", com o pesquisador Nei Vargas, dentro das atividades da exposição Coleção Sartori — A Arte Contemporânea Habita Antônio Prado, em cartaz na instituição. O encontro terá ainda participações do colecionador Paulo Sartori e do diretor-curador Francisco Dalcol e será transmitido no canal do museu no YouTube, às 19h. A exposição acaba de ganhar um tour virtual cobrindo suas mais de 250 obras. O acesso pode ser feito em gzh.rs/colecaosartori. Já a visita presencial vai até dia 1º/5.

Ingresso para ver o Grupo Corpo
O Grupo Corpo volta a Porto Alegre na próxima semana para apresentar um programa duplo.
Com coreografia de Rodrigo Pederneiras e canções da dupla Palavra Cantada que foram adaptadas para trilhas instrumentais, Primavera é a dança que abre o evento. Após o intervalo, os espectadores irão assistir a Gira, em que os bailarinos trazem movimentos inspirados na umbanda, ao som de músicas da banda Metá Metá.
As sessões ocorrem nos dias 23, às 21h, e 24, às 19h, no Teatro do Sesi (Av. Assis Brasil, 8.787). Os ingressos custam a partir de R$ 130 e podem ser adquiridos pelo site guicheweb.com.br (com taxas) ou na Ótica Diniz Prime (Rua 24 de Outubro, 503).