Parece que foi ontem, mas já faz um mês que o Big Brother Brasil 22 estreou, em 17 de janeiro. Dos 20 participantes que deram início à jornada em busca do prêmio de R$ 1,5 milhão, cinco já deixaram a disputa, enquanto outros dois foram agregados ao elenco, novamente formado por anônimos e famosos.
A essa altura, o público já tem sua lista de favoritos e odiados praticamente definida, mas ainda há muito BBB 22 pela frente. Há, inclusive, quem só está acordando agora para o jogo, e pode vir a se tornar protagonista nos próximos dias, e também quem já jogou a toalha.
Abaixo, GZH relembra o que agitou a casa mais vigiada no Brasil neste um mês de confinamento e o que é possível esperar do reality deste ponto em diante. Confira:
Cantoria
Se tem uma coisa que marcou esse primeiro mês de Big Brother Brasil 22, essa coisa foi a cantoria. Até demais, inclusive. A versão The Voice da casa mais vigiada do Brasil até começou agradando o público — afinal, em algum momento foi divertido assistir aos coros puxados pelos brothers e sisters, que mais pareciam um grupo de amigos dividindo casa na praia durante o verão —, mas a frequência logo começou a irritar os espectadores.
Quem não pegou um leve ranço do refrão "a gente não vai errar, a gente não vai errar, não", da música Deixa Tudo Como Tá, de Thiaguinho, escolhida como tema pelo elenco, que atire a primeira pedra. E nada contra a canção! Mas ela foi repetida tantas e tantas vezes pelos participantes — inclusive quando alguém estava deixando a disputa — que chegou a saturar.
Precisou que os recém-chegados da casa de vidro alertassem: "Não cantem mais, por favor!". Parece que deu certo. A gaúcha Bárbara, por exemplo, preferiu cantar os versos do hino de Novo Hamburgo ao se despedir dos colegas do que ouvir mais uma vez que "a gente não vai errar" — até porque, convenhamos, a letra não combina muito com uma eliminação.
Expulsão
Os brothers cantaram em alto e bom som que não iriam errar, mas teve gente que errou, e muito, nesse um mês. Maria, integrante do grupo Camarote, acabou desclassificada do reality por protagonizar um momento polêmico no jogo da discórdia da última segunda-feira (14), quando acertou um balde na cabeça de Natália.
A atitude, ainda que não tenha sido intencional, gerou uma agressão — o que é, obviamente, proibido nas regras do reality show. A sister teve sua saída anunciada na terça-feira (15), trazendo uma expulsão para a lista de acontecimentos deste primeiro mês de BBB 22.
Edredom movimentado
Fora do jogo, Maria não vai mais poder quebrar tudo na pista de dança das festas. Tampouco movimentar o edredom junto de Eliezer, com quem protagonizou cenas quentes. O casal foi um dos pontos altos do "mesversário" do BBB, levando os internautas à loucura.
Tudo bem que, passado o calor do momento, Eliezer ficou com medo de acabar sendo cancelado por manter relações sexuais no reality, tendo inclusive que ser acalmado pela sister e os amigos. Mas não durou muito....
Após a saída de Maria, o brother deu uma nova movimentada edredom, desta vez com Natália. A sister, que tem uma desavença clara com Eli na disputa, até brincou: "Garanti um voto a menos!". Resta saber se o "clima bom" entre eles vai seguir reinando.
Os cancelados
Eliezer, por enquanto, pode dormir tranquilo: não foi cancelado pelo público. Mas nem todo mundo está podendo contar com o benefício do "sono dos justos".
É possível que lista de personas non gratas ainda fique bem mais recheada, mas alguns nomes já garantiram seu lugarzinho especial no grupo indesejado. Rodrigo, Jade Picon, Bárbara, Laís e Eslovênia são, por enquanto, os cancelados da edição.
Rodrigo por pesar a mão nas paranoias sobre o jogo, usar uma expressão transfóbica para se referir a uma travesti e insistir em fazer perguntas inconvenientes para Douglas Silva — fatos que acabaram culminando na sua eliminação no segundo paredão. Jade, que era a grande queridinha, trocou o favoritismo pelo cancelamento ao indicar Arthur Aguiar duas vezes ao paredão, além de ter atitudes consideradas arrogantes pelos espectadores.
A gaúcha Bárbara foi cancelada por usar uma expressão de cunho racista para descrever a performance de Douglas Silva em um jogo da discórdia, além de participar de um episódio polêmico no qual ela, Laís e Eslovênia supostamente teriam imitado um macaco enquanto falavam de Natália — as outras duas pipocas também gravaram seus nomes na lista de cancelados por conta disso.
Os queridinhos
E por falar em Natália, o atual favoritismo da mineira também é um dos grandes marcos deste um mês de BBB 22. A sister começou dividindo opiniões entre o público, mas acabou sendo tão massacrada pelos colegas de confinamento durante as dinâmicas do reality que conquistou a solidariedade e a simpatia dos espectadores.
Disputou três dos quatro paredões já realizados, e só não marcou presença em todos eles por ter conquistado uma imunidade na sorte. Ela também é o alvo preferido durante os jogos da discórdia — sobretudo no último, quando, além de ter sido acertada com um balde por Maria, foi a mais criticada pelos colegas. Depois da dinâmica, Natália — ou "Bad Nat", como foi apelidada — virou a nova queridinha do público, provando mais uma vez que perseguir alguém no BBB é praticamente dar o prêmio de R$ 1,5 milhão para esta pessoa.
A trajetória de Bad Nat só não vai ser tão fácil porque outro candidato também está de olho no posto de "número um" no coração dos espectadores: Arthur Aguiar. Enquanto uns foram cancelados neste um mês, o ator fez o caminho inverso e tentou usar os 30 dias de programa para limpar sua imagem junto ao Brasil. Deu certo!
Arthur é o novo menino dos olhos dos espectadores — que até já esqueceram o fato de ele ter entrado no programa canceladíssimo por trair a esposa, a ex-BBB Maíra Cardi.
Maíra, inclusive, foi peça fundamental para a redenção do marido. Conhecida por criar um programa de emagrecimento queridinho por diversas celebridades, ela se desesperou ao ver que Arthur tem se esbaldado nos carboidratos, deixando de lado suas orientações.
Acontece que se tem uma coisa que o brasileiro gosta é de comer um pãozinho. Arthur também, e por isso logo conquistou a solidariedade do público, que parece empenhado em deixá-lo comer seu carbo sossegado até a final do programa.
Os memes
Se Arthur ficar mesmo até a final, não faltarão memes. A relação de amor do ator com o saco de pão virou piada entre os internautas, que comemoram como gol em Copa do Mundo cada grama de carboidrato ingerida por ele. Arthur também comemora suas comilanças, gerando VTs que já figuram entre os melhores momentos deste um mês de BBB 22.
Outra fábrica de memes é Naiara Azevedo. A cantora ficou apenas três semanas no reality, mas o tempo já foi suficiente para fazer a alegria dos internautas. Um dos melhores episódios das "Aventuras de Nanacita" foi quando a sertaneja pisou na mão de Eliezer e, sem perceber, levantou agradecendo a Deus.
A casa de vidro
Só quem não está muito ligada nos memes é Larissa, que entrou no reality ao lado de Gustavo, por meio da casa de vidro. A dupla assistiu às primeiras semanas do programa e já chegou dando vários spoilers sobre a percepção do público.
Mas Larissa, não se sabe se por estratégia ou desinformação, deu várias dicas erradas para os participantes. Por exemplo, ao falar que Eslovênia era uma das preferidas e já havia gerado inúmeros memes — quando, na verdade, a maioria dos espectadores não vê a hora de eliminá-la da disputa.
Apesar de alguns spoilers de procedência duvidosa, a dupla está prometendo agitar o jogo. Gustavo, aliás, já está começando a cumprir sua missão. O brother mal chegou na casa e já ativou modo on fire, distribuindo emojis negativos no queridômetro, posicionando-se sem papas na língua no jogo da discórdia, tretando com a ex-companheira de casa de vidro e, como não é bobo nem nada, traçando uma aproximação com Arthur Aguiar. Ele também aproveitou bastante a segunda festa de Jade como líder e terminou a madrugada desta quinta (17) aos beijos com Laís.
Agora, resta seguir espiando para ver o que vem por aí no próximo mês de programa.
Quer receber as principais informações sobre Big Brother Brasil no seu e-mail? Se inscreva na newsletter de GZH do BBB no link.