A atriz mexicana Carmen Salinas, estrela das telenovelas e do cinema, faleceu nesta quinta-feira (9) aos 82 anos. A informação foi confirmada pela família, nesta sexta (10), nas redes sociais da artista.
"Com profunda dor, comunicamos que a atriz Carmen Salinas faleceu em 9 de dezembro de 2021", afirmaram os familiares em um comunicado.
Carmem havia sido internada há um mês em um hospital da Cidade do México devido a uma hemorragia cerebral, causada por hipertensão. Devido ao quadro clínico, a atriz foi induzida ao coma.
Nascida em 5 de outubro de 1939, Carmen era um rosto conhecido da televisão, com participação em novelas como Maria Mercedes (1992), Maria do Bairro (1996), protagonizada por Thalía, Abraça-me Muito Forte (2001) e Quando o Amor Manda (2013).
A atriz também participou de filmes mexicanos de sucesso como Danzón (1991) e Todo o Poder (1999) e da produção americana Chamas da Vingança, protagonizada por Denzel Washington.
A última aparição de Carmen na televisão mexicana foi na novela Minha Fortuna é Te Amar, produzida por Nicandro Díaz González para a Televisa e com exibição iniciada em 8 de novembro. Na trama, a artista interpretava a personagem Dona Margarita.
Já o último filme da carreira da artista foi Alguém viu lupita?, lançado em 2010. Na comédia chileno-mexicana, Carmen era uma das protagonistas, ao lado de Dulce Maria, cantora e atriz, e Cristián de la Fuente, ator chileno.
Nas redes sociais, a família da artista agradeceu o carinho dos fãs.
— Agradecemos as mensagens de apoio e homenagens, assim como todo o carinho e oração que ajudaram a nossa amada Carmen — disse a família.