O ator Alec Baldwin publicou em suas redes sociais, nesta quinta-feira (9), uma carta assinada por 25 membros da equipe do filme Rust, cujo set de filmagens foi cenário da tragédia que vitimou a diretora de fotografia Halyna Hutchins com um disparo acidental de arma de fogo. No comunicado, Baldwin e os demais desmentem denúncias de que as condições de trabalho na produção eram inseguras.
"As descrições de Rust como um local de trabalho caótico, perigoso e explorador são falsas e tiram a atenção do que mais importa: a memória de Halyna Hutchins e a necessidade de encontrar alternativas mais modernas e práticas mais seguras para a desatualizada indústria de armas de fogo", diz o texto.
O coletivo de profissionais admitiu que algumas questões poderiam ser melhoradas, mas garantiu que o filme era uma produção profissional. "Nós reconhecemos que nenhum set é perfeito e, como qualquer produção, Rust tinha áreas de brilhantismo e áreas que eram mais desafiadoras", justifica a nota. "Embora estejamos firmes com nossos sindicatos e apoiemos fortemente a luta por melhores condições de trabalho em nossa indústria, não sentimos que este set foi uma representação do tipo de condições contra as quais os sindicatos estão lutando ", explica.
Contrariando o coletivo de trabalhadores da produção que denunciou as supostas más condições de trabalho no set de Rust, os 25 autores da carta ainda afirmaram não se sentirem representados pelas denúncias feitas por estes colegas: "Nós estávamos nos divertindo no nosso trabalho. O grupo que estava desapontado não representa todos nós".
"Nossas horas de trabalho e remunerações eram justas e condiziam com as expectativas. Jornadas de trabalho de 12 horas eram o padrão, e nós normalmente trabalhávamos de 6h às 18h. O Rancho Bonanza Creek é um set histórico, e a sua localização e os requisitos de transporte eram acordados com toda a equipe. Hospedagem foi fornecida, pagamentos foram feitos, quase sempre em dia, e as quantias foram acertadas de forma individual ou por cada departamento", detalha o comunicado, afirmando que "risos e otimismo eram comuns entre elenco e equipe".
Por fim, os assinantes da carta pediram solidariedade com a equipe e salientaram estar contribuindo com as investigações sobre o caso. "Pedimos gentilmente que suas especulações e generalizações sobre nós e nossos colegas sejam solidárias até que uma investigação seja concluída", finaliza o texto.