A Netflix respondeu judicialmente ao processo de Carole Baskin e seu marido, Howard Baskin, que tentam impedir o lançamento da segunda temporada de A Máfia dos Tigres. O casal alega não ter assinado autorização para uso das imagens na sequência.
Em documentos obtidos pela revista People, a plataforma de streaming afirma que o processo não tem mérito algum e que o contrato assinado pelos Baskin para a primeira temporada "permitia explicitamente o uso do material capturado durante as filmagens em projetos futuros".
"Não há nada nos contratos que proíba qualquer uso do material. Desta forma, os acusadores não têm mérito algum em seu processo, que fere os princípios da primeira emenda constitucional", disseram os advogados da plataforma, referindo-se à lei de liberdade de expressão americana.
Proprietária, ao lado do marido, do santuário animal Big Cat Rescue, Carole é retratada na produção original como uma das maiores rivais do protagonista Joe Exotic, dono de um zoológico de felinos de grande porte que acabou condenado por maus-tratos e conspiração de assassinato da ativista.
Além da Netflix, Carole e Howard processam a produtora Royal Goode Productions. Eles afirmam que foram enganados pela equipe da série documental: "Longe de ser um documentário que busca expor o comércio ilícito de felinos selvagens e seu abuso nas mãos de donos irresponsáveis, como foi descrito a Carole e Howard originalmente, A Máfia dos Tigres é uma série de sete episódios focada em retratar Joe Exotic como vítima e Carole como vilã", diz um trecho do processo.
O casal relata ter recebido ameaças de morte e mensagens ofensivas após o lançamento da primeira temporada, e admite no texto do processo que busca bloquear o lançamento dos novos episódios na Netflix, que causariam "dano irreparável" à reputação de ambos.
A juíza Virginia Hernandez Covington, no entanto, rejeitou o pedido emergencial dos advogados do casal, permitindo apenas que o processo continue correndo normalmente pela Justiça da Flórida. Assim, o processo deve seguir no tempo normal e ter um desfecho apenas depois do lançamento de A Máfia dos Tigres 2, previsto para 17 de novembro.