Preso desde 2018, Joe Exotic, conhecido por ter estrelado a série documental A Máfia dos Tigres, da Netflix, revelou que recebeu um diagnóstico de "câncer agressivo" na próstata. Em uma carta escrita a mão e publicada em sua conta no Instragram, o ex-dono de zoológico disse que fez uma biópsia e que aguarda o resultado de outro exame.
Ele também fez um apelo para que possa deixar a prisão. "O que eu preciso é que o mundo seja minha voz para ser liberado, eles (a Justiça) têm a prova de eu sou inocente! Não há razão para o promotor distrital arrastar isso, para que eu possa ir para casa e fazer tratamento sozinho ou aproveitar a vida que deixei com meus entes queridos!", escreveu.
Joe Exotic disse que "não espera a pena de ninguém" e que tem certeza de que "Carole fará sua própria festa por causa disso", referindo-se à ativista contra maus-tratos de animais Carole Baskin, quem ele conspirou para matar. O caso acabou resultando em sua condenação a 22 anos de prisão.
O ex-criador de tigres já havia afirmado, em maio, que estava com câncer de próstata. "Eu perdi muito peso, minhas aftas estão descontroladas, eu vomito mais do que consigo comer", contou, na época, acrescentando que iria passar por exames dentro da prisão.
Em agosto, ele relatou ao jornal The Sun que já havia sido informado pelo médicos de que seu câncer poderia ter se espalhado para sua pélvis e estômago. Exotic disse ainda que não desejaria receber atendimento médico caso a doença estivesse em estágio três ou quatro. "O tratamento médico em uma prisão é pior do que em qualquer abrigo para cães", declarou.
Esta, no entanto, não é a primeira vez que Joe Exotic alega que está com câncer. No passado, ele publicou fotos em um hospital dizendo que tinha a doença na próstata e na medula óssea e criou uma campanha de arrecadação coletiva para supostamente financiar o tratamento. Mais tarde, o podcaster Robert Moor descobriu que Exotic nunca teve câncer e, na verdade, estava sofrendo uma infecção de próstata e um surto de herpes.
A Máfia dos Tigres foi lançada em março de 2020 e conquistou, em apenas 10 dias na Netflix, a marca de 34,3 milhões de espectadores. A série documental ganhará uma sequência em 17 de novembro. Os novos episódios irão acompanhar Joe Exotic, Carole Baskin e os demais personagens após o sucesso da atração.