Depois de interpretar duas vilãs ricas e refinadas – Fanny, em Verdades Secretas (2015) e Sophia em O Outro Lado do Paraíso (2017), Marieta Severo será uma mulher simples e generosa na nova novela das 21h, Um Lugar ao Sol. Noca, avó de Lara (Andréia Horta), em muitas coisas se assemelha a Dona Nenê, inesquecível matriarca de A Grande Família, que a atriz viveu por 13 anos na telinha. Esse retorno à simplicidade é um dos pontos fortes da personagem, que promete encantar o público.
— Ela é uma sobrevivente do machismo e da falta de oportunidade, mas carrega esse peso com uma extrema leveza. Até pode ter pouca instrução, mas aprendeu com a vida — filosofa Marieta, que destaca a importância do papel de avó, tanto na novela quanto na vida real:
— O lugar da avó é especial, porque é o do afeto puro, da vivência e daquela sabedoria que vai passando de um para o outro. E a vida realmente nos ensina. A novela sabe valorizar isso, o que é muito importante, já que a tendência da sociedade é deixar os velhos de fora.
A avó acolhedora é recorrente nas novelas de Lícia Manzo. Reprisada até agosto deste ano, A Vida da Gente (2011) trouxe de volta para a telinha a encantadora Iná, interpretada pela saudosa Nicette Bruno (1933-2020). Em Sete Vidas, cabia a Esther (Regina Duarte) dar sábios conselhos a filhos e netos. O curioso é que, apesar de criar avós tão marcantes na ficção, a autora não conviveu com essa figura em sua própria vida.
— A figura da avó dá a oportunidade de falar de ancestralidade, de chacoalhar a crença de que quem é mais velho não tem nada para ensinar. É engraçado que eu nem tive uma. Talvez eu crie a que eu gostaria de ter tido. É meu tributo a uma fatia da população que equivocadamente é esquecida quando tem tanto a oferecer — destaca Lícia.
Na nova trama das nove, Noca é a única família que restou a Lara, órfã de pai e mãe. A cumplicidade entre as duas será evidente desde as primeiras cenas. Corajosa e determinada, a mocinha herdou da avó os melhores ensinamentos. Mas Marieta adianta que há facetas ocultas em sua personagem
— Ela tem um passado que vai sendo revelado na história. Noca perdeu a filha e criou a neta. Elas têm uma liga, são só as duas no mundo. A personagem soube conduzir a neta para lidar com a dor de forma positiva. Uma frase dela é "Sempre dá para ir adiante, mesmo quando parece que não sobrou nada".