Em meio a tantas reprises por conta da pandemia, produções inéditas são sempre um bálsamo para os fãs da teledramaturgia. Aos poucos, novelas, séries e minisséries vão se adaptando aos protocolos e mostrando que é possível, sim, retomar os trabalhos sem comprometer a saúde nem o alto nível das histórias. É o caso de Sob Pressão, que arrisco dizer, é a melhor série nacional dos últimos anos.
Mesmo no auge da pandemia, a equipe do diretor Andrucha Waddington preparou dois episódios especiais, no ano passado, justamente sobre o coronavírus.
Foi doloroso, mas necessário, ver os profissionais que acompanhamos há quatro temporadas diante do maior desafio da humanidade. Logo em seguida, o elenco voltou aos estúdios para dar continuidade à série. Sorte a nossa.
Só melhora
A realidade que se apresenta na quarta temporada de Sob Pressão é muito parecida com a que vivemos atualmente. Com menos foco na pandemia e mais espaço para dramas sociais, como a fome e a violência policial, o primeiro episódio já foi um soco no estômago.
Para quem se acostumou às fortes doses de adrenalina e emoção, vale a pena acompanhar mais uma leva de histórias pesadas, mas que dialogam com a sociedade em que vivemos. O problema é segurar as lágrimas quando nossos heróis sofrem do lado de lá na telinha.
Uma curiosidade: você percebeu que as duas Coras de Império (2014) – no ar em edição especial, às 21h, na Globo – são colegas de equipe em Sob Pressão? Marjorie Estiano (Carolina) e Drica Moraes (Vera) são imbatíveis e arrasam em qualquer horário.