Uma corrente em que a educação é vista como norteadora do futuro do Brasil toma forma na noite de hoje, logo após Império, na RBS TV. A 36ª edição do Criança Esperança será comandada por quatro personalidades filhas de professores e manterá a tradição de unir shows com arrecadação de doações para projetos sociais.
À frente do show, com direção artística de Antonia Prado, estão as cantoras Ivete Sangalo e Iza, a jornalista Maju Coutinho e o apresentador Luciano Huck. Para eles, lutar por um ensino de qualidade em horário nobre na TV brasileira é uma forma de retribuir, mas também de pensar um país melhor.
- Sempre admirei o trabalho da minha mãe e me sinto abençoada por ter tido uma mãe professora, tenho certeza de que isso fez muita diferença na minha formação. É muito importante o Criança Esperança focar na educação neste ano, porque é isso que salva vidas – garante Iza.
As atrações musicais do evento serão apresentadas em duetos. Além de estarem no time principal, Ivete e IZA dividem suas performances com os Barões da Pisadinha e Ludmilla, respectivamente. Também será possível ver Emicida cantando com Majur e Drik, e Luan Santana ao lado da gaúcha Isadora Pompeo.
Outra performance esperada é a do DJ Alok com a banda Melim, com uma nova música composta especialmente para o evento, chamada Somos.
"Acreditamos que a arte tem esse poder de trazer consciência e reflexão, de educar, nutrir a alma e mudar o nosso estado emocional para a melhor. Então, escrevemos a canção com carinho, com a intenção de que a nossa voz toque o coração das pessoas e desperte o olhar de cada um para a importância da gente se doar e agir com solidariedade", explica o trio Melim, em comunicado oficial.
Participantes da última edição do Big Brother Brasil também terão espaço na festa. Após marcar presença em lives de Gilberto Gil e Elba Ramalho, a campeã Juliette fará um dueto com Wesley Safadão. O sertanejo Rodolffo, com sua dupla Israel, estará em um número com Zezé di Camargo e Luciano, enquanto Gil do Vigor trará detalhes sobre os beneficiados do evento em vídeos com Regina Casé.
Doações
Outra novidade da ação é o retorno de doações do público, por meio do site oficial, via Pix e por telefone. No ano passado, os espectadores eram convidados apenas a enviar vídeos inspiradores de até 15 segundos que eram exibidos ao longo da programação, em uma readequação devido à pandemia de coronavírus.
Neste ano, seis projetos do Rio Grande do Sul foram selecionados para receber aporte do Criança Esperança. Conforme comunicado da Globo, as associações Beneficente Evangélica da Floresta Imperial, que fica na região de Taquara, e a de Pais e Amigos dos Excepcionais, de Ivoti, focadas em evasão escolar e desenvolvimento do aprendizado, estão entre as beneficiadas.
Outras duas instituições de Caxias do Sul passaram a integrar a iniciativa em 2021: a Associação dos Pais e Amigos do Deficientes Visuais e a Casa Anjos Voluntários, projeto que desenvolve conhecimentos com oficinas de estimulação ao raciocínio lógico. O Grupo de Apoio à Criança Soropositiva MAIS CRIANÇA, organização com mais de 22 anos de atuação e que foca na inclusão social de crianças e adolescentes, e o Instituto Lenon Joel Pela Paz, de São Leopoldo, completam a lista de iniciativas atendidas pelo projeto no Estado. Ao todo, mais de cem instituições são contempladas em todo o país.