A Casa Anjos Voluntários, entidade voltada ao atendimento de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, e a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev) foram contempladas na 36ª edição do programa Criança Esperança, da Rede Globo, que neste ano aborda a educação e a aprendizagem como agentes de mudança e inclusão social. Cada uma receberá recursos para desenvolver os projetos apresentados no edital deste ano.
Localizada no Charqueadas, em Caxias do Sul, a Anjos Voluntários receberá R$ 96.650 para pôr em prática o projeto Aprender Fazendo. O valor será, conforme Renato Augusto Vicenzi, integrante da coordenação da instituição, usado para compra de materiais, pagamento de profissionais e fornecimento de alimentação para os alunos.
Vicenzi explica que as atividades são destinadas à preparação dos jovens para o mundo do trabalho. Serão duas oficinas: uma de tecnologia digital e outra de raciocínio lógico. A primeira é novidade e a segunda já é realizada pela entidade. Participar do Criança Esperança, segundo o integrante da coordenação da instituição, irá possibilitar a continuidade e a ampliação do projeto.
— A importância de ser contemplado é poder dar qualificação aos jovens e encaminhá-los ao mercado de trabalho. Já temos empresas parceiras e alguns são encaminhados para serem jovens aprendizes — diz Vicenzi.
Já a Apadev foi contemplada com o projeto Inclusão Escolar! Superando Barreiras e irá receber R$ 108.605 do Criança Esperança. Ele prevê quatro profissionais para realização de atividades como apoio escolar, informática e educação física. Assim como no caso da Anjos Voluntários, o valor irá possibilitar a continuidade de um projeto já desenvolvido.
Segundo a coordenadora da Apadev, Mônica Zefino Soares, a entidade já atua auxiliando os usuários nas escolas, organizando e orientando os professores. O projeto vai beneficiar todas as crianças e adolescentes que já frequentam a instituição e os que vierem a ser atendidos. Para Mônica, a seleção é um reconhecimento ao trabalho:
— É pela história, por fazer a diferença na comunidade.
Os dois projetos terão duração de 12 meses.
Sobre as entidades
A Casa Anjos Voluntários foi fundada em fevereiro de 2003. Atualmente, são atendidas 200 crianças e adolescentes no turno contrário à escola. Por conta da pandemia, há escala de atendimento: enquanto uns frequentam a instituição de forma presencial, outros recebem suporte à distância.
A Apadev atua desde de novembro de 1983. Fica no bairro Panazzolo e tem 121 usuários entre crianças, adolescentes, adultos e idosos.
O Criança Esperança
Parceria da Globo e da Unesco, o Criança Esperança chega na 36ª edição com o tema "Educação é a nossa esperança". Neste ano, ele volta a receber doações do público. Os canais estão abertos durante todo o ano pelo site doacoes.criancaesperanca.unesco.org e, agora, também por Pix.
O show do Criança Esperança será no dia 23, após a novela das 21h, e contará com apresentação das cantoras Iza e Ivete Sangalo, da jornalista Maju Coutinho e do apresentador Luciano Huck. Também está escalado um time para compor os Mesões da Esperança nos dias 21, 22 e 23 de agosto.