Submetidos a provas que exigiam alto esforço físico e com alimentação restrita, os participantes do No Limite, que chega ao fim nesta terça-feira (20), voltaram para casa com muitos quilos a menos. Em média, cada competidor perdeu sete quilos durante o período de confinamento no reality e, juntos, eliminaram cerca de 80.
Marcelo Zulu foi o competidor que mais perdeu peso: foram 10 quilos eliminados na disputa. Já Viegas e Kaysar emagreceram cerca oito quilos cada. Ouvida pelo Gshow, a endocrinologista Flávia Junqueira aconselhou que, para voltar à forma física anterior, os participantes foquem na recuperação da massa magra perdida durante o emagrecimento repentino.
— Eles devem intensificar atividade de força, como a musculação, e aderir a uma dieta hiperproteica. E devem avaliar seus níveis de vitaminas, minerais e eletrólitos através de um exame laboratorial para reposição, se necessário — disse a profissional, explicando que, em casos de perda de peso muito rápida, elimina-se mais músculos do que gordura.
Alimentação foi desafio
Conviver com as restrições alimentares impostas pela competição não foi fácil para os participantes. Arcrebiano, por exemplo, acabou desistindo da disputa pelos R$ 500 mil por conta das dificuldades em se adaptar à pouca oferta de comida. No quinto episódio, ele pediu para que os colegas de tribo o eliminassem na votação.
— Cada indivíduo tem um padrão alimentar que estabeleceu ao longo da vida. Provavelmente ele estava muito habituado em comer com intervalos curtos, de três em três horas, por exemplo. Eu sugeriria que os participantes iniciassem uma estratégia de jejum intermitente cerca de seis meses antes. Assim, estariam mais adaptados a períodos longos sem se alimentar — explicou a endocrinologista.
Já Lucas Chumbo, deixou o reality após agravamento de seu quadro de gastrite. Ele foi atendido pela equipe médica que acompanha o programa, mas acabou pedindo para ser votado pelos companheiros. Em casos como este, a profissional aconselhou que se evite o consumo de alimentos ácidos:
— No caso do Lucas, acredito que ele já tinha gastrite previamente e que a doença não estava totalmente curada. Sendo assim, deveria ter se preocupado em não passar períodos longos sem se alimentar e, principalmente, ter evitado alimentos ácidos, como as frutas cítricas, por exemplo.
Com essa diferença de peso, permanecem na briga pelo prêmio de R$ 500 mil André, Elana, Jéssica, Paula, Viegas e Zulu. Os seis encaram a final da competição nesta terça, logo após a novela Império, com duas provas eliminatórias e votação popular.