Anunciada como última, a quinta temporada de La Casa de Papel chega à Netflix dividida em duas partes: a primeira em 3 de setembro, e a segunda em 3 de dezembro. E, com isso, os fãs da série espanhola já estão órfãos do programa, pedindo, nas redes sociais, mais histórias dos personagens.
Em visita virtual ao set da produção, o portal Uol perguntou ao criador Álex Pina e ao diretor Jesús Colmenar sobre a possibilidade de um spin-off da série, que virou um fenômeno de popularidade ao redor do mundo. A dupla não descarta, mas ambos acreditam que já exploraram muito bem tanto os personagens principais quanto os secundários.
— Se eu faria uma série derivada do Professor (Álvaro Morte) ? Talvez, mas tudo já está em La Casa de Papel — comentou Colmenar.
O diretor acredita que faria mais sentido explorar um personagem secundário que tenha se destacado na produção original em um eventual spin-off, mas reforça que La Casa de Papel já conta de maneira satisfatória a história de todos.
Criador da série, Álex Pina concorda com Colmenar, mas se mostra um pouco mais aberto à possibilidade de um programa derivado. Porém, destaca a necessidade da criação de um novo universo.
— Precisa mudar o foco. Dá para fazer uma série derivada sobre qualquer um deles, pois o incrível em La Casa de Papel é que os personagens têm muitas camadas e histórias. Mas teríamos que criar um novo universo. Então, a resposta é sim, porém depende — contou.
A temporada final de La Casa de Papel contará com 10 episódios. Miguel Ángel Silvestre, um dos protagonistas de Sense8, é a grande adição ao elenco no quinto ano.