Internado com covid-19 desde o dia 13 de março, Paulo Gustavo não apresenta mais hemorragias e fístulas bronco-pleurais, informou um boletim médico divulgado nesta quinta-feira (15). O ator e humorista segue em estado grave, utilizando ventilação mecânica e ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea).
"Finalmente conseguimos sanar as fístulas bronco-pleurais identificadas. Nas últimas 48 horas também observamos a normalização da coagulação com o tratamento instituído e não mais detectamos sinais de hemorragias", diz o texto.
De acordo com a equipe médica, as últimas atualizações no estado de Paulo Gustavo trazem aos profissionais "mais confiança em sua recuperação". O boletim ainda frisa a dedicação do hospital no tratamento do ator.
Desde que passou a utilizar a ECMO, uma espécie de pulmão artificial, Paulo Gustavo precisou de um procedimento após os médicos encontrarem uma "fístula bronco-pleural". O problema ocorre quando há uma comunicação anormal entre os brônquios e a membrana que reveste os pulmões. O problema gera uma passagem de ar que pode ser prejudicial.
Depois, um boletim médico informou que o ator teve complicações hemorrágicas. Segundo informações anteriores, estas fístulas, somadas a complicações hemorrágicas, estavam sendo tratadas com respostas ao tratamento.