Anunciada com a promessa de entregar ao público "o Big dos Bigs", a edição de 2021 do Big Brother Brasil tem cumprido o que prometeu. Sucesso de público, o BBB 21 vem batendo recordes de audiência e participação, com alcance diário atingindo em média 39,9 milhões de pessoas nos primeiros dois meses de programa — no BBB 20, a média foi de 5,1 milhões de espectadores diários. Parte deste sucesso se deve às redes sociais, que se transformaram em um termômetro eficaz para medir a reação do público às atitudes dos confinados no reality e até mesmo prever a continuidade do jogo.
No Twitter, o programa tornou-se um dos assuntos preferidos dos brasileiros, em alguns períodos chegando a superar temas como a covid-19 e a política nacional, de acordo com dados disponibilizados pela plataforma. Contudo, é no Instagram que o BBB 21 vem mostrando toda a sua capacidade de mobilizar a web. Nas primeiras 24 horas após a divulgação do elenco que estaria na edição, participantes famosos e anônimos ganharam, juntos, cerca de 2 milhões de seguidores na rede.
No decorrer do programa, o Instagram continuou sendo a principal medida para a popularidade dos brothers entre os espectadores. Eles, por sua vez, souberam usar a rede para engajar o público. Contratando equipes especializadas para a administração das contas e planejando conteúdos para serem lançados durante a estadia na casa mais vigiada do Brasil, o elenco do BBB 21 demostrou entender que, há algum tempo, o programa deixou de limitar à televisão.
Efeito Manu Gavassi
Pioneira em usar as redes a seu favor no reality show, Manu Gavassi fez escola com sua participação no BBB 20. A cantora integrou o grupo camarote daquela edição, primeira a contar com famosos no elenco, e inovou no uso do Instagram como forma de transformar sua passagem pelo confinamento em uma experiência transmídia. Manu deixou uma série de vídeos gravados para serem publicados em sua conta ao longo dos meses de programa, prevendo as situações que viveria no BBB — que chamou de "retiro espiritual".
A estratégia não só foi um sucesso para a trajetória da cantora no BBB 20, como acabou virando tendência. Na edição 2021, os camarotes Camilla de Lucas, Carla Diaz, Fiuk, Karol Conká, Nego Di, Pocah, Projota e Viih Tube seguiram os passos de Manu e também investiram em conteúdos produzidos antecipadamente, como forma de continuar dialogando com os fãs mesmo enquanto estão isolados no programa.
A previsão dos brothers a respeito do que viveriam no confinamento foi tão longe que alguns dos conteúdos chegaram até a surpreender o público. Fiuk, por exemplo, antecipou que poderia enfrentar algum tipo de preconceito por conta de suas roupas e deixou gravado um vídeo em que rebate a discriminação para ser postado em sua conta no Instagram — o conteúdo foi publicado quando Rodolffo fez piada com o vestido enviado pela produção para o filho de Fábio Jr. usar em uma festa. O mesmo foi feito por Carla Diaz, cujo perfil publicou um gif em que a atriz aponta para a camiseta que vestia, estampada com a frase "Respeita as mina", assim que ela foi vítima de insinuações machistas na casa.
Alguns dos confinados, porém, tiveram que deixar de lado os conteúdos feitos em antecipação. A equipe de Karol Conká, por exemplo, parou de postar vídeos prontos no Instagram quando o comportamento da cantora dentro do reality tornou-se alvo de críticas por parte do público. Aliás, para a rapper e outros famosos que deixaram o BBB 21 com o status de "cancelados", a rede social também foi sinônimo de rejeição e impacto negativo na carreira.
Seguidor que entra, seguidor que sai
Reflexo da simpatia do público, quando as atitudes do participante no programa agradam, os fãs na rede social disparam em crescente, mas não demora para que o número caia. Foi assim com Karol Conká, que entrou no reality com cerca de 1,5 milhão de seguidores, chegou a aumentar o quórum para 1,8 milhão no início do reality, mas acabou vendo o número cair para 1,2 milhão quando passou a ser considerada vilã da edição.
À época dos conflitos da cantora com Lucas Penteado, que acabou desistindo do programa após ser excluído e julgado por colegas de confinamento, lives chegaram a ser feitas para acompanhar em tempo real a perda de seguidores de Karol e o crescimento no perfil de Lucas no Instagram. Hoje, o ator acumula 10 milhões de fãs na rede social (antes, eram cerca de 178 mil), ultrapassando Karol — que voltou ao número de 1,5 milhão quando deixou o BBB, com recorde de rejeição.
Se o público da rede pune quando o comportamento do brother não agrada, a boa notícia é que também recompensa quando ele consegue conquistar simpatia — e aí, os espectadores do programa mostram que a divisão entre pipoca e camarote pouco importa nesse quesito. Caio, por exemplo, agradou na largada e foi o primeiro anônimo a bater 1 milhão de seguidores na rede — apesar de ter estancado o ritmo de crescimento após atitudes negativas na casa, estando agora com 3,3 milhões.
Já o pipoca Gilberto, que entrou no programa com pouco mais de 9 mil seguidores em seu perfil no Instagram (dos quais, como confessou aos risos no reality, cerca de 7 mil foram comprados), hoje contabiliza 7,1 milhões. O número é maior do que o de alguns famosos do grupo camarote, como Fiuk (3,3 milhões) e Projota (3,8 milhões).
João Luiz também viu suas ações na casa contribuírem para o crescimento na rede disparar. O professor, que tinha cerca de 1,3 mil seguidores, está entre os brothers que mais demoraram a acumular fãs. Em ritmo lento, ele levou quase um mês de confinamento para bater a marca de 1 milhão, número que manteve até meados de março. Mas, depois que começou a se posicionar com mais clareza na disputa, João também conquistou mais fãs nas redes. Após o último jogo da discórdia, no qual rebateu o comentário preconceituoso de Rodolffo acerca de seu cabelo, o brother superou 3,5 milhões de fãs no Instagram.
Fenômeno Juliette
O maior fenômeno da rede social, contudo, é a paraibana Juliette. Advogada e maquiadora, a sister entrou no elenco de anônimos da casa, contabilizando pouco mais de 3 mil seguidores no Instagram. Antes mesmo de o programa estrear, o número já havia subido para 150 mil, e ela não parou mais de crescer.
Hoje, a sister acumula 19,4 milhões de fãs engajados e participativos na rede social. Para se ter uma ideia, o número ultrapassa o de Viih Tube, que entrou no BBB 21 como a participante com mais seguidores na rede social (16,2 milhões), e agora contabiliza 18,6 milhões — quase um milhão a menos do que Juliette.
A paraibana se tornou a participante do reality que mais cresceu no Instagram enquanto ainda está confinada. Aliás, em número de seguidores, a sister ultrapassa todos os campeões das 20 edições passadas do programa e, em relação a ex-BBBs, só fica atrás de Sabrina Sato (29,5 milhões), Grazi Massafera (23,2 milhões) e Rafa Kalimann (20,9 milhões).
Quanto à capacidade de mobilizar os seguidores, Juliette também desponta. Segundo um levantamento feito pela empresa especializada Desbrava Data, a sister teria uma taxa de engajamento de 7,6%, superando até mesmo Beyoncé, cujo percentual seria de 1,2%. Recentemente, o perfil da sister bateu um recorde mundial no Instagram ao levar apenas seis minutos para atingir um milhão de curtidas e uma foto.
Milionária na rede social, resta saber se o sucesso de Juliette na web fará também com que ela saia do programa como a grande campeã.
Confira o número de seguidores do elenco do BBB 21 no Instagram:
- Arcrebiano - @bilaraujjo
Antes: 6,2 mil
Depois: 5,6 milhões - Arthur - @arthurpicoli
Antes: 50,8 mil
Depois: 1,5 milhão - Caio - @afiune_caio
Antes: 894
Depois: 3,3 milhões - Camilla de Lucas - @camilladelucas
Antes: 2,9 milhões
Depois: 8,7 milhões - Carla Diaz - @carladiaz
Antes: 2,1 milhões
Depois: 7,9 milhões - Fiuk - @fiuk
Antes: 1,3 milhão
Depois: 3,3 milhões - Gilberto - @gilnogueiraofc
Antes: 9,5 mil
Depois: 7,1 milhões - João Luiz - @joaolpedrosa
Antes: 1,3 mil
Depois: 3,5 milhões - Juliette - @juliette.freire
Antes: 3,8 mil
Depois: 19,4 milhões - Karol Conká - @karolconka
Antes: 1,5 milhão
Depois: 1,5 milhão - Kerline - @kercardoso
Antes: 56,6 mil
Depois: 1,1 milhão - Lucas Penteado - @lucaskokapenteado
Antes: 178,3 mil
Depois: 10 milhões - Lumena - @lumena.aleluia
Antes: 3,6 mil
Depois: 352 mil - Nego Di - @negodioficial
Antes: 1 milhão
Depois: 1,7 milhão - Pocah - @pocah
Antes: 11 milhões
Depois: 13,1 milhões - Projota - @projota
Antes: 2,9 milhões
Depois: 3,8 milhões - Rodolffo - @irodolffo
Antes: 1,4 milhão
Depois: 6,4 milhões - Sarah - @sarah_andrade
Antes: 18,5 mil
Depois: 7,6 milhões - Thaís - @thaisbraz
Antes: 12 mil
Depois: 2,2 milhões - Viih Tube - @viihtube
Antes: 16,2 milhões
Depois: 18,6 milhões
*Número de seguidores no Instagram de cada participante antes do anúncio da entrada no reality, segundo informações do Gshow, comparado ao acumulado até o fechamento da matéria.
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